EUA: Marcelo e Costa felicitam Trump pela vitória nas eleições - TVI

EUA: Marcelo e Costa felicitam Trump pela vitória nas eleições

Presidente da República Portuguesa deseja ao Presidente eleito "sucesso no exercício das funções que foi chamado a desempenhar pelo povo norte-americano" e primeiro-ministro diz-se confiante na manutenção das “excelentes” relações seculares. Governo português reage à eleição de Trump com uma palavra sobre os lusodescendentes e os emigrantes

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem a Donald Trump felicitando-o pela vitória nas eleições presidenciais de terça-feira nos Estados Unidos da América (EUA) e desejou-lhe sucesso no exercício de funções.

Numa nota divulgada na página da Presidência da República na Internet, lê-se que o chefe de Estado português "enviou uma mensagem de felicitações ao Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, desejando-lhe sucesso no exercício das funções que foi chamado a desempenhar pelo povo norte-americano".

De acordo com a mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa "fez ainda uma referência aos laços de amizade que unem Portugal e os EUA e à significativa comunidade de portugueses e lusodescendentes residentes nos Estados Unidos".

Costa confiante na manutenção das “excelentes” relações seculares

O primeiro-ministro referiu também esta quarta-feira que o Governo português já felicitou Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais norte-americanas e manifestou-se confiante de que Portugal manterá as  "excelentes" relações seculares com os Estados Unidos.

António Costa assumiu esta posição sobre os resultados das eleições presidenciais nos Estados Unidos no final de uma sessão de apresentação do balanço sobre os primeiros seis meses de execução do Programa Nacional de Reformas (PNR).

"O Governo português já felicitou o senhor Trump pela sua eleição, reafirmando as nossas tradicionais boas relações com os Estados Unidos que serão certamente mantidas, tendo em conta o interesse comum de partilharmos o mesmo espaço atlântico. Temos o desejo de manter as excelentes relações que temos tido ao longo da História com os Estados Unidos", reforço António Costa.

Questionado pelos jornalistas se o triunfo de Donald Trump nas presidenciais norte-americanas representou uma má notícia para o Governo português, António Costa disse haver o "hábito" de Portugal "respeitar as decisões democráticas dos diferentes povos com quem tem relações diplomáticas".

"Se tivesse de votar nos Estados Unidos, teria tido a necessidade de responder a essa questão, mas, assim posso concentrar-me na boa notícia de que o desemprego baixou em Portugal", alegou.

Questionado sobre a hipótese de haver um retrocesso nas relações entre Portugal e os Estados Unidos, o primeiro-ministro contrapôs que as relações entre os dois países "são seculares".

"Temos uma comunidade portuguesa muito importante nos Estados Unidos, partilhamos o mesmo espaço atlântico e a mesma aliança defensiva no quadro da NATO. Em Portugal e nos Estados Unidos já existiram vários governos e houve sempre uma continuidade na nossa relação", sustentou o líder do Executivo.

António Costa fez ainda questão de salientar que Portugal "não se relaciona com governos, mas sim com Estados e com povos".

"O povo americano fez a escolha democrática que entendeu dever fazer, o Governo português felicitou já o senhor [Donald] Trump pela sua eleição, nós desejamos e tudo faremos para mantermos as excelentes relações que temos tido com os Estados Unidos", acrescentou.

Governo português felicita Donald Trump

O Executivo português reagiu esta quarta-feira de manhã em comunicado à eleição de Donald Trump, com uma palavra sobre os lusodescendentes e os emigrantes. 

"O Governo português felicita Donald Trump pela sua eleição como presidente dos Estados Unidos da América. Portugal e os Estados Unidos estão unidos por uma longa relação histórica, por muitos interesses comuns e pela presença de uma importante comunidade portuguesa e lusodescendente residente naquele país", lê-se na nota.

O Governo português espera uma política de continuidade por parte da administração Trump. 

"Confiamos que as prioridades da política externa da nova Administração se situem no grande quadro de valores que tem norteado a ação dos Estados Unidos no mundo, no compromisso com o sistema multilateral das Nações Unidos, com a Aliança Atlântica e com o desenvolvimento das relações com a União Europeia. Portugal cooperará lealmente com os Estados Unidos, quer no âmbito bilateral quer no âmbito multilateral, respeitando o direito internacional e os valores democráticos e reforçando os laços que tão profundamente ligam os dois países", refere o mesmo comunicado.

De acordo com os primeiros resultados provisórios divulgados esta quarta-feira, o candidato do Partido Republicano, Donald Trump, venceu as eleições presidenciais norte-americanas, em que teve como adversária Hillary Clinton, candidata do Partido Democrata.

O sucessor de Barack Obama vai tomar posse a 20 de janeiro de 2017, numa cerimónia pública junto ao edifício do Capitólio, em Washington.

 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos