Ferro Rodrigues diz que entusiasmo de Marcelo "é contagioso" - TVI

Ferro Rodrigues diz que entusiasmo de Marcelo "é contagioso"

Marcelo Rebelo de Sousa e Eduardo Ferro Rodrigues

Presidente da Assembleia da República esteve com o chefe de Estado em duas iniciativas no Parlamento

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, que, nesta terça-feira, esteve com o chefe de Estado em duas iniciativas no Parlamento, considerou que Marcelo Rebelo de Sousa transmite um entusiasmo contagioso.

Ao final do dia, Ferro Rodrigues acompanhou Marcelo Rebelo de Sousa à sessão de encerramento da IX Conferência sobre Crianças Desaparecidas, no auditório do edifício novo da Assembleia da República, na qual não estava previsto falar, mas foi-lhe dada a palavra.

Quero deixar em especial uma palavra de muito apreço ao senhor Presidente da República, que hoje está aqui em duas sessões na Assembleia da República com o mesmo entusiasmo de sempre, que é contagioso, e muito bem", declarou Ferro Rodrigues.

O presidente da Assembleia da República disse ao chefe de Estado que, "apesar de não ser muito protocolar, as portas e os passeios desta Assembleia estão sempre abertos para a sua presença".

Depois, referiu que Marcelo Rebelo de Sousa "nunca tinha entrado neste edifício" do Parlamento. "Espero que seja a primeira de muitas vezes, não apenas nesta, mas em muitas salas desta Assembleia", acrescentou.

Em seguida, o Presidente da República agradeceu a Ferro Rodrigues a forma como o recebeu hoje "em dois encontros consecutivos" na Assembleia da República, "numa quebra de praxe constitucional".

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que "não há nada que o impeça na Constituição ou na lei", mas o Presidente da República "apenas tem vindo nos últimos 40 anos de vida democrática à Assembleia da República para tomar posse ou para teoricamente dirigir mensagens ao plenário da Assembleia, o que nunca aconteceu presencialmente".

"Mas não há nada como as praxes para serem de vez em quando ultrapassadas", considerou.

Uma hora antes de encerrar esta conferência organizada pelo Instituto de Apoio à Criança, Marcelo Rebelo de Sousa presidiu à sessão de encerramento do Fórum das Políticas Públicas, na Sala do Senado, e já nessa ocasião falou na "praxe constitucional" sobre as visitas do Presidente à Assembleia da República e agradeceu a Ferro Rodrigues.

"O Presidente da República nunca vem à Assembleia da República, salvo para tomar posse ou para se dirigir em mensagem ao plenário da Assembleia. Acabou de se quebrar essa praxe constitucional, que é um exemplo da magnífica cooperação pessoal e institucional que tem existido desde o início do mandato deste Presidente da República", considerou.

Continue a ler esta notícia