Marcelo convida Mario Draghi para o primeiro Conselho de Estado - TVI

Marcelo convida Mario Draghi para o primeiro Conselho de Estado

  • Redação
  • SS - atualizada às 18:50
  • 24 mar 2016, 18:24
Marcelo Rebelo de Sousa (Tiago Petinga/Lusa)

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, também estará na reunião, que irá realizar-se a 7 de abril. Nota divulgada no site da Presidência da República

Marcelo Rebelo de Sousa convidou Mario Draghi para o primeiro Conselho de Estado do seu mandato, que se irá realizar a 7 de abril.

Numa nota divulgada no site da Presidência da República, o chefe de Estado informa que o Presidente do Banco Central Europeu foi convidado a apresentar "uma exposição sobre a situação económica e financeira europeia". O convite já foi aceite.

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, também estará na reunião.

Segundo a mesma nota, "após concluído o ponto com a participação de Mario Draghi, o Conselho de Estado apreciará o segundo ponto da ordem de trabalhos sobre o Programa Nacional de Reformas e Programa de Estabilidade".

Esta é a primeira reunião do Conselho de Estado do mandato de Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República tomou posse a 9 de março

O Conselho de Estado é o órgão político de consulta do Presidente da República, presidido por este e composto pelo presidente da Assembleia da República, pelo primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, os presidentes dos governos regionais e os antigos presidentes da República.

Para além destes membros, integra cinco cidadãos designados pelo Presidente da República, pelo período correspondente à duração do seu mandato, e cinco eleitos pela Assembleia da República, de harmonia com o princípio da representação proporcional, pelo período correspondente à duração da legislatura.

A 18 de dezembro, a Assembleia da República elegeu Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Pinto Balsemão (PSD) e Adriano Moreira (CDS-PP) para o Conselho de Estado, em resultado da votação de duas listas separadas, uma das bancadas da esquerda e outra da direita.

A 10 de fevereiro, soube-se que, por sua vez, Marcelo Rebelo de Sousa convidou o antigo primeiro-ministro socialista António Guterres, o antigo dirigente do CDS-PP António Lobo Xavier, o antigo presidente do PSD Luís Marques Mendes, a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, e o ensaísta Eduardo Lourenço.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE