Marcelo Rebelo de Sousa sentiu-se mal em Braga - TVI

Marcelo Rebelo de Sousa sentiu-se mal em Braga

  • António Vieira
  • Notícia atualizada às 19:10
  • 23 jun 2018, 12:58

Tudo aconteceu à saída da Basílica do Bom Jesus, em Braga, eram 12:48

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sentiu-se mal este sábado em Braga. Tudo aconteceu à saída da Basílica do Bom Jesus, em Braga, eram 12:48.

Marcelo Rebelo de Sousa foi transportado pelos seguranças para um hotel próximo, o Hotel do Templo.

O repórter da TVI, António Vieira, que está no local, disse que o Presidente da República pediu um copo de água antes de se sentir mal.

Marcelo Rebelo de Sousa teve uma "ligeira indisposição", da qual já recuperou, mas, por precaução e "seguindo conselho médico", deslocou-se ao hospital. Uma nota no site da Presidência dá conta que é de esperar uma adaptação de agenda.

Por precaução, seguindo conselho médico, deslocou-se ao Hospital de Braga, sendo de esperar uma adaptação do programa previsto para este fim de semana", lê-se na mesma nota.

Um dos assessores do Palácio de Belém informou que o chefe de Estado teve "uma quebra de tensão, não tendo chegado a desmaiar", tendo recuperado no hotel onde esteve "a refrescar-se".

Veja também: 

Este é um dia de muito calor em Braga, com os termómetros a marcarem os 35 graus. 

Entretanto, o Presidente já teve alta e falou aos jornalistas, afirmando que teve uma "gastroenterite aguda", ou seja, uma "intoxicação alimentar". 

Tive uma gastroenterite aguda, vulgarmente diz-se uma intoxicação alimentar aguda e que deu uma desidratação que, somada à temperatura que estava deu uma queda abrupta de tensão", vincou o Presidente.

Marcelo regressa a Lisboa e cancela agenda também para domingo

Da agenda do Presidente da República hoje em Braga, divulgada na sexta-feira, constava, além da visita ao Santuário do Bom Jesus, a presença na abertura oficial das Festas de S. João, às 15:00, na Praça do Município, uma iniciativa no antigo Hospital de S. Marcos, às 16:30, e a inauguração de uma estátua a S. João, às 19:00.

O chefe de Estado está, no entanto, de regresso a Lisboa e cancelou a agenda deste sábado e de domingo, informou a Presidência da República.

Os exames efetuados no Hospital de Braga confirmaram que o Presidente da República sofreu uma gastroenterite aguda. Os médicos recomendaram hidratação e repouso, pelo que o chefe de Estado, recuperado, está de regresso a Lisboa, tendo sido anulado o programa previsto para o dia de hoje e de amanhã", lê-se numa nota divulgada no portal da Presidência da República.

Na mesma nota, é referido que Marcelo Rebelo de Sousa "agradece ainda a rapidez, eficiência e competência com que foi assistido pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) e por todo o pessoal do Hospital de Braga".

No domingo, a sua agenda incluía a abertura oficial do XX PortoCartoon, às 12:00, e numa sessão solene da Assembleia Municipal de Figueiró dos Vinhos no Dia do Município, às 18:00.

Continue a ler esta notícia