Marcelo espera nomeação e tomada de posse do novo Governo até ao final do mês - TVI

Marcelo espera nomeação e tomada de posse do novo Governo até ao final do mês

  • HMC atualizada às 19:09
  • 10 out 2019, 18:35

Em Atenas, o Presidente da República afirmou que a calendarização “está nas mãos do apuramento final dos resultados e da primeira reunião da Assembleia da República”

O Presidente da República afirmou esta quinta-feira esperar que, até ao final do mês, o novo Governo seja nomeado e tome posse, tendo em conta os “procedimentos normais” que estão a ser seguidos.

Estão a ser seguidos os procedimentos normais e o calendário apontado desde a primeira hora […] é que logo a seguir à primeira reunião da Assembleia da República haja a nomeação e a posse do Governo, o que significa até final do mês de outubro”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

Falando aos jornalistas na capital grega, em Atenas, cidade à qual se deslocou para participar no 15.º encontro do Grupo de Arraiolos (que reúne os chefes de Estado europeus sem poderes executivos), o Presidente da República ressalvou que esse calendário “está nas mãos do apuramento final dos resultados e da primeira reunião da Assembleia da República”.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou a Atenas ao final da tarde e irá participar, esta noite, num jantar oferecido pelo Presidente da Grécia, Prokopios Pavlopoulos, aos chefes de Estado no Museu da Acrópole.

As sessões de trabalho decorrem no dia seguinte, sexta-feira, no edifício Zappeion Megaron, tendo como temas as crises económica e dos refugiados e ainda os atuais desafios de segurança na União Europeia (UE).

No final desse dia, Marcelo Rebelo de Sousa participa novamente num jantar oferecido por Prokopios Pavlopoulos aos chefes de Estado da UE, mas desta vez no Palácio Presidencial, ocasião após a qual regressa a Portugal.

O encontro tem este nome porque se realizou pela primeira vez em Portugal, na vila alentejana de Arraiolos, em 2003, por iniciativa do então Presidente Jorge Sampaio.

No próximo ano, a iniciativa decorre novamente em Portugal.

PR diz ter recebido felicitações de homólogos da UE sobre finanças portuguesas

O Presidente da República afirmou esta quinta-feira ter recebido felicitações de outros chefes de Estado da União Europeia (UE) sobre o trajeto financeiro de Portugal, no dia em que foram divulgadas previsões que apontam para excedente orçamental já este ano.

Já tive aqui, à chegada a Atenas, e vou ter certamente entre hoje e amanhã [sexta-feira], reações de pares meus, portanto chefes de Estado de outros países [da UE], que me felicitaram em nome de Portugal”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa falando aos jornalistas na capital grega, cidade onde se deslocou para participar no 15.º encontro do Grupo de Arraiolos.

Aludindo às previsões do Conselho de Finanças Públicas divulgadas esta quinta-feira - que apontam que já este ano Portugal deixe de ter défice para atingir um excedente orçamental de 0,1%, assim como para um crescimento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) português este ano –, o chefe de Estado notou que tais congratulações foram feitas “com a convicção de que, de facto, o percurso feito em termos orçamentais [por Portugal] poderia permitir, este ano e em anos próximos, resultados melhores do que os que estavam previstos”.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE