Marcelo fala em "desleixo" no caso do procurador José Guerra e aponta "pontos lamentáveis" - TVI

Marcelo fala em "desleixo" no caso do procurador José Guerra e aponta "pontos lamentáveis"

O Presidente da República e recandidato ao cargo considerou este caso como um "tema sensível" e referiu um "desleixo numa nota interna"

Marcelo Rebelo de Sousa sugeriu, este sábado, que houve "desleixo" por parte do ministério da Justiça no caso do procurador José Guerra. Em causa estão dados falsos apresentados pelo Governo à União Europeia, sobre o magistrado preferido para procurador europeu, José Guerra, depois de um comité de peritos ter considerado Ana Carla Almeida a melhor candidata para o cargo. 

Na perspetiva de Marcelo Rebelo de Sousa "há três ou quatro pontos que são lamentáveis" neste caso, o primeiro dos quais "atribuir uma qualidade que uma pessoa não tem" e ainda dizer que dirigiu uma determinada investigação quando a representou em tribunal, o que é diferente.

O próprio veio hoje reconhecer que não liderou a equipa que investigou a Junta Autónoma das Estradas. Como é que possível aparecer no currículo essa realidade? E como é possível haver uma nota, bem sei que é uma nota interna, mas é um tema sensível, enviada diretamente de uma direção geral para uma embaixada, porque a REPER é uma embaixada?", condenou ainda o chefe de Estado, considerando que houve "um desleixo".

Questionado sobre as responsabilidades políticas da ministra da Justiça, o Presidente da República afirmou que só poderá responder "depois de apurar exatamente tudo o que se passou".

Tal como Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de começar por sublinhar, também a candidata Marisa Matias ressalvou que estava a responder não tendo ainda oportunidade de ver a entrevista que a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, deu à RTP momentos antes do debate para as presidenciais.

Marisa Matias diz que o caso "é obviamente muito grave" e que "deve exigir-se esclarecimentos".

É obviamente uma situação muito grave. Não consigo encontrar uma razão para se mentir em currículos. A única razão é para ser apanhado porque inevitavelmente é o que vai acontecer. Acho que se deve exigir esclarecimentos, mas gostava de ter ouvido a senhora ministra para poder falar com mais conhecimento de causa", criticou Marisa Matias.

Marcelo Rebelo de Sousa e Marisa Matias enfrentaram-se este sábado naquele foi o primeiro debate televisivo das Eleições Presidenciais, que acontecem no final do mês de janeiro. 

Também este sábado, a ministra da Justiça criticou o "empolamento" do caso do procurador e diz que a nomeação de José Guerra foi "rigorosamente transparente".

"É importante que este Governo chegue a 2023"

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu ainda, durante o debate, ver mais entendimentos à esquerda nos Orçamentos do Estado para 2022 e 2023.

"É importante que o Governo chegue a 2023", completou, sublinhando que o Presidente "deve evitar crises políticas".

Continue a ler esta notícia