O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, falou esta sexta-feira por telefone com o Presidente chinês, Xi Jinping, sobre o relacionamento bilateral, Macau e a situação internacional, em particular, no Afeganistão, divulgou a Presidência da República.

De acordo com uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa "teve esta manhã uma longa conversa telefónica com o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, por iniciativa deste".

Os dois chefes de Estado tiveram a oportunidade de abordar diferentes temas do relacionamento bilateral, Macau, as relações da União Europeia com a República Popular da China, a pandemia, a situação internacional, e, em particular, o Afeganistão", lê-se na mesma nota.

Marcelo Rebelo de Sousa fez uma visita de Estado à República Popular da China no final de abril de 2019, durante a qual foi recebido por Xi Jinping.

O presidente chinês, Xi Jinping, disse esta sexta-feira que a China está pronta para trabalhar com Portugal para “reforçar sinergias” entre as estratégias de desenvolvimento de ambos os países, durante uma conversa com Marcelo Rebelo de Sousa.

Segundo a agência noticiosa oficial Xinhua, Xi afirmou, durante uma conversa telefónica com o Presidente português, que Pequim quer “promover a cooperação” em áreas como a energia, finanças e construção de infraestruturas.

O presidente chinês e secretário-geral do Partido Comunista da China apontou ainda para a cooperação em países terceiros, apelando à participação portuguesa na Iniciativa Parceria para o Desenvolvimento de África.

/ JGR