Marcelo: "Famílias têm de ter um bocadinho mais de coragem" - TVI

Marcelo: "Famílias têm de ter um bocadinho mais de coragem"

Presidente da República fala no local da tragédia sobre as condolências as vítimas e admite que é preciso lidar com "esta matéria de forma mais eficiente"

Marcelo Rebelo de Sousa visitou esta quarta-feira, o local da explosão da fábrica de pirotecnia, em Lamego, e pediu às “famílias para terem um bocadinho mais de coragem” para enfrentar um luto dificultado pelas circunstâncias tragédia. O Presidente da República mostrou-se “impressionado” e admitiu que vai ser preciso “pensar a sério” a atividade pirotécnica.

 É muito difícil e demora tempo pela própria natureza de uma explosão com esta violência. É uma corrida contra o tempo nos familiares que querem fazer o seu luto, por isso, eu tive ocasião de dizer, além da coragem que estão a ter, pela perda dos seus entes queridos, têm que ter um bocadinho mais de coragem, uma coragem adicional, que é terem de esperar por uma ação que pode demorar algum tempo”, disse o Presidente. 

Marcelo Rebelo de Sousa apresentou o “pesar de todos os portugueses”.

Tive a ocasião de apresentar pessoalmente o pesar de todos os portugueses, que sinto que posso apresentar, aos familiares (…) e acompanha-los na dor, a duplo título, pela perda dos seus entes queridos e ao mesmo tempo acompanha-los neste compasso de espera difícil para entrar em luto, que corresponde às ações em curso, que são sempre morosas, complicadas, demoradas e que percebo que custem aqueles que sofreram este grande choque”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Questionado sobre os vários acidentes desta natureza que Portugal já enfrentou, o Presidente da República ressalvou não ser este o momento para abordar a questão, mas admitiu que é preciso intervir na área.

Nós infelizmente tivemos ao longo da última década e até talvez mais do que isso outras situações trágicas como esta, mas vai-se retirando as lições para o futuro, este não é o momento ainda de falar disso. Ainda estamos muito na emoção da perda de pessoas e ainda com respostas a dar relativamente a duas pessoas (…) vai ser preciso pensar a sério, até porque nós sabemos que é uma atividade que está dispersa pelo território nacional, e teremos de ver como lidar com essa matéria de forma mais eficiente.”

O Presidente da República disse ainda que ficou “impressionado com a dimensão de um acontecimento desta natureza e com a coordenação das estruturas e instituições”

Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu ainda a ação conjunta  única de todas as entidades. 
 

Continue a ler esta notícia