Marcelo felicitado na Croácia pela vitória de Portugal na Eurovisão - TVI

Marcelo felicitado na Croácia pela vitória de Portugal na Eurovisão

  • EC
  • 18 mai 2017, 15:02
Marcelo Rebelo de Sousa com a presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic

Presidente Kolinda Grabar-Kitarovic felicitou o homólogo português à chegada à Croácia. Marcelo considera que o romantismo é uma característica comum a portugueses e croatas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi felicitado, esta quinta-feira, em Zagreb, pela vitória de Portugal no festival da Eurovisão e considerou que o romantismo é uma característica comum a portugueses e croatas.

No início de uma visita de Estado de dois dias à Croácia, Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido pela sua homóloga, Kolinda Grabar-Kitarovic, no edifício da Presidência da República Croata, em Zagreb.

Em seguida, numa conferência de imprensa conjunta, a Presidente croata disse que durante o encontro com Marcelo Rebelo de Sousa se esqueceu de dizer "uma coisa muito importante", e acrescentou: "Queria felicitar vossa excelência pela vitória na Eurovisão".

O Presidente português sorriu. Depois, defendeu que a canção portuguesa, "Amar pelos dois", composta por Luísa Sobral e interpretada por Salvador Sobral, "venceu largamente por ser uma canção romântica".

E nós temos em comum o sermos povos realistas, mas românticos. Os azulejos e o fado são exemplo disso mesmo", considerou Marcelo Rebelo de Sousa, referindo-se a duas iniciativas integradas nesta visita de Estado, uma exposição de azulejos da antiga embaixada da Jugoslávia em Lisboa e um concerto da fadista Cuca Roseta.

Falando em croata, com posterior tradução para português, Kolinda Grabar-Kitarovi declarou-se "muito contente por receber o primeiro chefe de Estado português a efetuar uma visita à República da Croácia" e deu as boas-vindas a Marcelo Rebelo de Sousa "de forma calorosa".

No seu entender, Portugal e a Croácia têm atualmente "relações boas", mas "há espaço para intensificar" esse relacionamento, "especialmente no que toca à área da educação e da cultura".

Por sua vez, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que esta é "uma visita entre amigos" e salientou que a Presidente da Croácia sabe falar português, "embora, com alguma humildade excessiva, não o queira demonstrar".

Quanto ao relacionamento entre os dois países, o Presidente português disse que Portugal e a Croácia são "como aqueles amigos que se conhecem há muito tempo, mas que se reencontram agora no quadro da democracia, da União Europeia e da NATO" e devem "ir mais longe nas relações bilaterais".

Marcelo Rebelo de Sousa contou que na quarta-feira à noite, quando chegou a Zagreb, esteve a "passear uma hora pelas ruas desta lindíssima capital".

E hoje, ao acordar bem cedo, pude encontrar um sol tão bonito como o sol português. Tudo nos pode aproximar. Temos de ir mais longe na proximidade entre povos, para podermos ir mais longe na proximidade entre Estados", acrescentou.

Dirigindo-se para Kolinda Grabar-Kitarovi, que em 2018 deverá realizar uma visita de Estado a Portugal, disse-lhe: "Sinto-me como se estivesse em Portugal. Quero que para o ano vossa excelência se sinta em Portugal como se estivesse na Croácia".

Continue a ler esta notícia