Marcelo: “Outras questões” têm travado explicações sobre recapitalização da CGD - TVI

Marcelo: “Outras questões” têm travado explicações sobre recapitalização da CGD

Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República afirma que a explicação mais técnica sobre o processo "para ser dada" eficazmente aos portugueses não pode ser "misturada com outras questões que surgiram e acabaram por apagar" essa matéria,

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, esta quinta-feira que tem havido "outras questões" em torno da Caixa Geral de Depósitos (CGD) que têm travado explicações mais técnicas sobre a recapitalização do banco.

A explicação mais técnica sobre o processo "para ser dada" eficazmente aos portugueses não pode ser "misturada com outras questões que surgiram e acabaram por apagar" essa matéria, afirmou o chefe de Estado.

O debate sobre que equipa gere e não gere, que estatuto tem ou não tem, obrigações tem ou não tem, tudo isso acabou por atirar para segundo plano aquilo que é mais importante em termos de futuro", declarou.

O Presidente da República falava aos jornalistas nas Torres de Lisboa, onde hoje esteve na inauguração das novas instalações da Global Media, dona, entre outras, do Diário de Notícias e da TSF.

Acho que é importante que os portugueses vão percebendo o esforço muito grande que se está a fazer para dar vida a uma instituição que seja nacional, pública e forte", prosseguiu Marcelo Rebelo de Sousa, reconhecendo que "explicar uma questão tão técnica” como a recapitalização da Caixa "não é fácil".

A CGD informou na segunda-feira o mercado sobre o plano que submeteu ao Estado e que prevê um aumento do seu capital social de 5.900 milhões de euros, para, "pelo menos, 7.328 milhões".

Na comunicação enviada nessa manhã à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Caixa informava sobre a autorização concedida pelo Banco Central Europeu e pelo Banco de Portugal para "prosseguir com as operações societárias que integram a primeira fase do processo de recapitalização", indicando depois o plano que submeteu à aprovação do Estado.

Continue a ler esta notícia