Marcelo quer acabar com sem-abrigo em meia dúzia de anos - TVI

Marcelo quer acabar com sem-abrigo em meia dúzia de anos

  • PD
  • 4 abr 2017, 19:11

Presidente quer ver problema erradicado em Portugal até 2023 e apela ao Governo para apresentar novo plano estratégico. "É, no fundo, aplicar a Constituição", no entender do Chefe de Estado

O Presidente da República defendeu que a nova estratégia do Governo de combate à situação dos sem-abrigo seja para aplicar já este ano, de forma a que este problema esteja erradicado em 2023.

O chefe de Estado reuniu-se esta terça-feira com seis instituições de apoio a sem-abrigo na sede da Comunidade Vida e Paz. Nesse encontro foi debatida a estratégia 2017-2023 de combate a este problema que o Governo deverá apresentar durante o mês de abril.

Deixar de haver sem-abrigo em Portugal em 2023, é no fundo aplicar a Constituição, o que significa casa e condições de acesso ao emprego", uma finalidade apontada por Marcelo Rebelo de Sousa.

Até lá, explicou o Presidente da República, deverão ser apresentadas ao Governo uma série de medidas "para completar o projeto que tem em discussão", e que passam por uma articulação entre instituições, melhores condições para acesso a emprego ou até o estatuto legal das entidades que coordenam todos os que trabalham nesta área.

O papel do Presidente da República é ir acompanhando e apoiando aquilo que todos queremos que seja uma grande estratégia, um grande desígnio, uma grande finalidade nacional: não é de um grupo, não de um conjunto de pessoas, não é de instituições, é de todo o país, temos de acabar com essa situação dos sem-abrigo", apelou.

"Convém que não se perca o ano de 2017"

Questionado se o Governo tem atuado com eficácia neste domínio, o chefe de Estado sublinhou que o horizonte de aplicação da anterior estratégia terminou em 2015 e que "2016 foi um compasso de espera" para que o executivo apresentasse a nova estratégia 2017-2023.

Já estamos em abril, convém que não se perca o ano de 2017 e que com os contributos destas e muitas outras instituições seja aplicada a estratégia 2017-2013 mas para ser aplicada em 2017 e não para ser aplicada em 2018", alertou.

Continue a ler esta notícia