Marcelo vai à Lituânia ver a tropa portuguesa - TVI

Marcelo vai à Lituânia ver a tropa portuguesa

  • 28 ago 2017, 16:22
Dia de Portugal

Os 140 militares portugueses em missão da NATO no país do mar Báltico recebem a visita o Presidente da República na terça-feira

O Presidente da República visita na terça-feira os 140 militares portugueses em missão na Lituânia, numa deslocação de menos de 24 horas, durante a qual irá ainda encontrar-se com a sua homóloga lituana.

De acordo com fonte da Presidência citada pela agência Lusa, o chefe de Estado parte na tarde de segunda-feira para a Lituânia, acompanhado pelo ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, pelo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Pina Monteiro, e pelo chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte.

O primeiro ponto da agenda da viagem, que só agora foi divulgada, será um encontro com a presidente da República da Lituânia, Dalia Grybauskaite.

Depois, Marcelo Rebelo de Sousa seguirá para a base militar de Taurage, onde estão os 140 militares do batalhão de infantaria motorizado.

Na base militar, o Presidente da República receberá um 'briefing' sobre a participação dos militares portugueses na missão da NATO (NATO Assurance Measures), inserida no quadro das medidas de tranquilização da Aliança no flanco leste da sua área de responsabilidade.

O chefe de Estado irá ainda assistir a uma demonstração da força nacional, que chegou à Lituânia em maio e deverá terminar a sua missão em setembro, e almoçará com os militares portugueses.Marcelo Rebelo de Sousa regressará a Lisboa ainda na terça-feira.

Continue a ler esta notícia