Marcelo visitou o bairro Jamaica e não disse nada a ninguém - TVI

Marcelo visitou o bairro Jamaica e não disse nada a ninguém

  • CE (Notícia atualizada às 14:50)
  • 4 fev 2019, 13:34

E não ficou por aqui. O chefe de Estado vai fazer uma nova visita, mas, desta vez, para uma festa da associação de moradores

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou, ao final desta manhã, o bairro Jamaica, no Seixal, sem anúncio prévio, e aceitou o convite para estar presente na próxima festa da associação de moradores.

Esta visita, que não constava da agenda do chefe de Estado transmitida à comunicação social, foi divulgada posteriormente, através de uma nota na página da Presidência da República.

Marcelo Rebelo de Sousa visitou esta segunda-feira "ao fim da manhã" este bairro no Seixal, no distrito de Setúbal, "tendo estado com dirigentes da associação de moradores e visitado o centro comunitário, onde conviveu com moradores de diversas idades", lê-se no texto.

Segundo a nota, composta por dois parágrafos, "o Presidente da República aceitou o convite para estar presente na próxima festa da associação".

A visita do chefe de Estado acontece 15 dias depois de se terem registado incidentes com a polícia neste bairro, no dia 20 de janeiro, que levaram à abertura de um inquérito pelo Ministério Público.

Em entrevista à agência Lusa, divulgada no dia 25 de janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu a possibilidade de "mais dia menos dia" ir ao bairro Jamaica.

Não é uma impossibilidade lá ir mais dia menos dia, como tenho estado em inúmeros bairros na Área Metropolitana de Lisboa e do Porto", afirmou o chefe de Estado, na altura.

O Presidente da República defendeu também que não se deve generalizar "factos singulares que merecem investigação e responsabilização, nomeadamente criminal", e argumentou que "radicalismo atrai radicalismo".

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um inquérito interno sobre a "intervenção policial, e todas as circunstâncias que a rodearam", ocorrida no dia 20 de janeiro em Vale de Chícharos, também conhecido como bairro Jamaica.

Vídeo nas redes sociais tornou o caso público

O caso tornou-se público devido a um vídeo que circulou nas redes sociais e levou a um protesto contra a violência policial, no dia seguinte, em frente ao Ministério da Administração Interna, em Lisboa.

Nessa ocasião, registaram-se incidentes com a PSP, que relatou ter havido apedrejamento de agentes policiais por parte de manifestantes já na Avenida da Liberdade e admitiu ter recorrido a disparos de balas de borracha.

O bairro Jamaica começou a formar-se na década de 90 e tem-se mantido sem condições de habitabilidade, com edifícios inacabados a servir de casa.

Recentemente, no final de 2017, foi assinado um acordo para realojamento de 234 famílias, numa parceria entre o Governo e a Câmara Municipal do Seixal.

O primeiro-ministro, António Costa, visitou o bairro Jamaica no dia 21 de dezembro de 2018, após ter ficado concluída a primeira fase de realojamento de moradores, que abrangeu 64 famílias.

Continue a ler esta notícia