Pedrógão Grande: Marcelo diz que o país "acordou para os Portugais desconhecidos" - TVI

Pedrógão Grande: Marcelo diz que o país "acordou para os Portugais desconhecidos"

  • CM
  • 16 jun 2018, 19:38

"Começou a acordar em junho e depois continuou a acordar em outubro", disse o Presidente da República, à chegada a Castanheira de Pera

O Presidente da República disse, neste sábado, que uma das grandes lições a retirar do incêndio que deflagrou há um ano em Pedrógão Grande foi o despertar de um país para um outro até então desconhecido.

Houve um Portugal metropolitano que acordou para os Portugais desconhecidos, os Portugais do interior, que são vários. Começou a acordar em junho e depois continuou a acordar em outubro", assinalou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas à chegada a Castanheira de Pera.

O chefe de Estado frisou que a seguir à tragédia de junho de 2017 em Pedrógão Grande "houve uma outra tragédia" em 15 e 16 de outubro, resultando do somatório destes fogos “uma consciência muito mais aguda de problemas como os atrasos económicos sociais, culturais, o problema da floresta, questões adiadas em termos de estrutura florestal, capacidade de prevenção, capacidade de resposta”.

Em declarações antes da sessão de apresentação do projeto "Pinhal de Futuro", que faz o acompanhamento psicológico de crianças e adolescentes dos 6 aos 18 anos afetados pelos incêndios de 2017 na região, o chefe de Estado disse que estes fogos foram lições a partir das quais se montou "um sistema diferente de prevenção e resposta".

Marcelo adiantou que após os relatórios da comissão técnica independente nomeada pelo Parlamento para analisar os maiores fogos ficaram "pouco mais de seis meses para a resposta que era preciso dar".

E dentro desse espaço de tempo acho que todos fizeram o que podiam. Limpou-se o que se podia limpar. As autarquias, a GNR em termos de reforço de meios, as Forças Armadas, [fez-se] o que era possível fazer na Proteção Civil, uma vez que a reforma de fundo é mais para o futuro do que neste ano transitório", enumerou.

Marcelo lembrou ainda que, além da reconstrução de habitações destruídas, "as pessoas mudaram a sua cabeça substancialmente".

E perceberam que não é só não repetir o que aconteceu, é ter um Portugal que não funcione a tantas velocidades e tão desiguais", argumentou.

O incêndio que deflagrou há um ano em Pedrógão Grande (distrito de Leiria), em 17 de junho, e alastrou a concelhos vizinhos provocou 66 mortos e cerca de 250 feridos.

As chamas, extintas uma semana depois, destruíram meio milhar de casas, 261 das quais habitações permanentes, e 50 empresas.

Em outubro, os incêndios rurais que atingiram a região Centro fizeram 50 mortes, a que se somam outras cinco registadas noutros fogos, elevando para 121 o número total de mortos em 2017.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE