Presidenciais: Marcelo também vence em freguesia da Trofa - TVI

Presidenciais: Marcelo também vence em freguesia da Trofa

Presidenciais: Marcelo Rebelo de Sousa

No Muro, o Presidente eleito recolheu 24 votos de um total de 37 votantes

O Presidente da República eleito no domingo, Marcelo Rebelo de Sousa, venceu também no Muro, concelho da Trofa, onde as eleições se repetiram esta terça-feira, depois do boicote em reivindicação pelo prolongamento da linha de metro.

Marcelo Rebelo de Sousa recolheu 24 votos de um total de 37 votantes. Em segundo lugar ficou Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans, com sete votos, seguido de Marisa Matias, com três, e de Sampaio da Nóvoa, com dois, numa votação que contabilizou um voto nulo.

No domingo passado, dia das eleições presidenciais, as assembleias de voto no Muro não abriram as portas, num boicote que assinalou a reivindicação da população pela construção da linha de metro: prolongamento da linha do Instituto Superior da Maia (ISMAI) até à Trofa.

Esta terça-feira, as assembleias de voto abriram pelas 11:00 horas "graças aos esforços da câmara da Trofa" que, conforme descreveu à agência Lusa o presidente da Junta, Carlos Martins, conseguiu o mínimo de pessoas para assegurar o ato eleitoral: três por cada mesa, num total de seis.

Carlos Martins contou que o ato eleitoral decorreu "pacificamente" e não se mostrando surpreendido pela pouca adesão às urnas.

"A pouca afluência deve-se ao facto de ser dia de trabalho, do vencedor já estar escolhido e a grande maioria mantém a decisão de não votar em reivindicação pela linha do metro", disse o presidente da Junta de Freguesia do Muro.

Esta não foi a primeira vez que os habitantes desta freguesia da Trofa, distrito do Porto, boicotam um ato eleitoral, num local onde estão recenseadas cerca de 1.600 pessoas.

Em 2011, nas eleições presidenciais em que foi eleito Aníbal Cavaco Silva, as eleições no Muro foram boicotadas no domingo 23 de janeiro, repetiram-se a 25, terça-feira. Também em maio de 2014 nas eleições Europeias houve boicote no Muro.

Recorde-se que a 24 de fevereiro de 2002, a circulação ferroviária nas linhas da CP da Póvoa de Varzim e da Trofa foram encerradas para dar início às obras de construção do canal do metro, disponibilizando-se um serviço de transportes alternativos em autocarro aos clientes.

Mas a população da Trofa continuou sem metro, enquanto a ligação à Póvoa foi inaugurada a 18 de março de 2006.

Em dezembro de 2009 foi lançado o concurso público internacional para a linha da Trofa que acabou por ser suspenso em setembro de 2010.

Recentemente, em outubro de 2015, foi anunciado que a Linha Verde do metro do Porto vai estender-se, através da Maia, até à Trofa com a criação de duas estações, num projeto de cerca de 36,7 milhões de euros, mas a população do Muro continua a manifestar muitas dúvidas.
Continue a ler esta notícia