Presidente da República apela ao fim da violência no desporto - TVI

Presidente da República apela ao fim da violência no desporto

  • ALM com Lusa
  • 22 abr 2017, 14:26

Marcelo Rebelo de Sousa não entende que o clubismo gere violência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou hoje, em Viana do Castelo, ao fim da "violência verbal e física" na sociedade e também no desporto quando falava de solidariedade e inclusão social num encontro nacional de juventude.

Não faz sentido. O desporto é uma escola de civismo não pode ser um palco de lutas estéreis. Não faz sentido. Também aí o vosso papel é essencial", apelou o chefe de Estado aos mais de mil jovens de todo o país, Açores e Madeira que participam no 15.º Encontro Nacional de Associações Juvenis (ENAJ) promovido pela Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ).

Acrescentando que os jovens têm que "estar na primeira linha em matéria de refugiados, de combate à pobreza e exclusão social, na primeira linha do combate às desigualdades sociais, regionais, da aproximação e do diálogo na sociedade portuguesa, da pacificação".

Não compreendo, francamente, não que haja, obviamente, posições diferentes numa sociedade democrática, mas que o clubismo chegue ao ponto de gerar violência. A violência verbal e física. Penso que todos devemos apelar todos os dias, em especial, em certos dias, contra a violência verbal e física, em tudo. Na sociedade naquilo que é o combate de ideias mas também no desporto".

As palavras do Presidente surgem depois de esta madrugada um homem italiano, adepto do Sporting, ter sido mortalmente atropelado junto ao estádio da Luz. A Polícia Judiciária está a investigar as causas do acidente mas, segundo várias testemunhas, algumas ouvidas pela TVI, Marco Ficini,  estaria com adeptos dos dois clubes que hoje disputam o dérbi e havia muita agitação na zona.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE