Presidente da República condecorou o Vice-Almirante Gouveia e Melo - TVI

Presidente da República condecorou o Vice-Almirante Gouveia e Melo

Condecoração está relacionada com a sua carreira militar

O Presidente da República, Marcelo Recebelo de Sousa condecorou, esta quinta-feira, o Vice-Almirante Gouveia e Melo e o Tenente-General Eurico Craveiro. A informação foi divulgada na página oficial da Presidência da República.

Foi numa cerimónia restrita no Palácio de Belém, que o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo e o Tenente-General Eurico Justino Craveiro, receberam "a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis, pelas suas carreiras militares", lê-se na informação divulgada.

Recorde-se que, assumiu o lugar de coordenador da `task force´ do plano de vacinação em fevereiro deste ano, após a demissão de Francisco Ramos.

O Vice-Almirante Gouveia e Melo dedicou mais de quatro décadas da sua vida à Marinha, um “submarinista” que assumiu a  missão: vacinar cerca de 7,5 milhões de portugueses contra a covid-19.

O vice-almirante Henrique Eduardo Passaláqua de Gouveia e Melo, adjunto para o Planeamento do Estado-Maior-General das Forças Armadas, esteve desde o início da pandemia a preparar e a planear as ações conjuntas das Forças Armadas no terreno, nos lares de idosos, nas escolas e em apoio às autoridades de saúde.

O coordenador da `task force´ está na dependência do almirante Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), oficial que dirige toda a resposta militar à pandemia sob a coordenação e a tutela do ministro da Defesa Nacional.

Com formação de base como "submarinista" - foi chefe da Esquadrilha de Submarinos, a qual integrou entre setembro de 1985 e até 1992 -, o vice-almirante tem um longo percurso no Ramo.

Henrique Gouveia e Melo, nascido em Moçambique em 1960, ingressou na Escola Naval em setembro 1979 e navegou nos submarinos Albacora, Barracuda e Delfim, exercendo diversas funções operacionais como oficial de guarnição e de comando.

Tem ainda vários cursos de especialização, entre os quais de comunicações e de guerra eletrónica, o que o torna uma autoridade na matéria no Ramo, sendo também especialista em informações.

Foi porta-voz da Marinha e, antes de ser chamado para o EMGFA, era, desde janeiro de 2017, Comandante Naval na Marinha e, antes disso, chefe de gabinete do então Chefe de Estado-Maior da Marinha, almirante Macieira Fragoso.

Como comandante naval da Marinha, foi o responsável pelos trabalhos de recuperação pelo seu ramo em Pedrógão, na altura dos fogos, em 2017.

Sendo inédito no Portugal recente a nomeação de um militar para funções civis, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo era considerado no meio militar um dos possíveis sucessores do atual Chefe de Estado-Maior da Armada, Mendes Calado, cujo mandato termina em março.

No percurso da sua carreira, Gouveia e Melo foi ainda distinguido com diversas condecorações, como a Ordem Militar de Avis – Grau Comendador, oito Medalhas Militares de Serviços Distintos, a Medalha de Mérito Militar de 1.ª, 2.ª e 3.ª Classe, a Medalha da Defesa Nacional de 1.ª Classe, a Medalha Militar de Cruz Naval de 3.ª Classe, a Medalha Militar de Comportamento Exemplar – ouro e, mais recentemente, a Ordem de Mérito Marítimo por parte da Marinha Francesa e a Medalha da Ordem do Mérito Naval – Grau Grande Oficial, atribuída pela Marinha do Brasil.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE