Marcelo deu posse a cinco juízes do Tribunal Constitucional - TVI

Marcelo deu posse a cinco juízes do Tribunal Constitucional

Marcelo Rebelo de Sousa

Cerimónia decorreu na Sala dos Embaixadores, no Palácio de Belém, em Lisboa. Cláudio Monteiro, Joana Maria Rebelo Fernandes Costa, Maria Clara Sottomayor, Manuel da Costa Andrade e Gonçalo Almeida Ribeiro são os novos juízes conselheiros

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu esta sexta-feira posse aos cinco novos juízes do Tribunal Constitucional eleitos na quarta-feira pelo Parlamento, numa cerimónia na Sala dos Embaixadores, no Palácio de Belém.

Cláudio Monteiro (antigo deputado independente socialista pela corrente humanista democrata-cristã), Joana Maria Rebelo Fernandes Costa (juíza), a magistrada Maria Clara Sottomayor, o professor universitário Manuel da Costa Andrade e Gonçalo Almeida Ribeiro são os novos juízes conselheiros.

Os juízes do Tribunal Constitucional são designados por um período de nove anos, contados a partir da data da posse, e o mandato não é renovável.

Estiveram presentes nesta cerimónia de posse o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e os presidentes do Supremo Tribunal de Justiça, António Henriques Gaspar, e do Supremo Tribunal Administrativo, António Francisco de Almeida Calhau.

Estiveram também presentes a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, o Provedor de Justiça, José Faria Costa, o vice-presidente da Assembleia da República Jorge Lacão e representantes das bancadas PSD, do PS, do Bloco de Esquerda e do CDS-PP.

Pelo PSD, estiveram presentes o presidente deste partido, Pedro Passos Coelho, o secretário-geral, José Matos Rosa, e a vice-presidente Teresa Leal Coelho. O PS esteve representado pelo vice-presidente da bancada socialista Pedro Delgado Alves e o Bloco de Esquerda e o CDS-PP pelos líderes parlamentares, Pedro Filipe Soares e Nuno Magalhães, respetivamente.

Os novos juízes foram eleitos pela Assembleia da República em lista única proposta pelo PSD e pelo PS, que obteve os dois terços de votos necessários por parte dos 221 deputados votantes.

De acordo com a lei, o Presidente da República teria dez dias para dar posse aos juízes, após a resolução da Assembleia da República ter sido publicada na quinta-feira.

Os novos nomes vão juntar-se aos oito juízes que continuam os mandatos no Tribunal Constitucional, completando o elenco de 13 juízes: Catarina Sarmento, Castro Ventura, Maria José Mesquita, José António Teles Pereira, Fátima Mata Mouros e os três juízes cooptados Lino Ribeiro, Pedro Machete e João Barrosa Caupers.

Juízes elegem novo presidente do Tribunal Constitucional

Os cinco novos juízes do Tribunal Constitucional e os oito que já estavam em funções vão reunir-se esta sexta-feira para eleger o novo presidente deste órgão de soberania, disse aos jornalistas o juiz conselheiro Manuel da Costa Andrade.

Manuel da Costa Andrade, professor universitário de Direito e antigo deputado constituinte do PSD, foi um dos cinco juízes do Tribunal Constitucional que tomaram posse, na cerimónia no Palácio de Belém, e é apontado como possível novo presidente deste órgão.

No final da cerimónia, Costa Andrade disse aos jornalistas que o novo presidente do Tribunal Constitucional "tem de ser" eleito ainda hoje, "porque o poder é contínuo" e o anterior presidente, Joaquim Sousa Ribeiro, cessou funções.

"Em rigor, não pode haver um momento em que não haja um presidente", frisou.

No entanto, Costa Andrade recusou assumir-se como favorito para assumir esse cargo: "São treze juízes, partem em pé de igualdade. A vontade do órgão é soberana, e vamos ver quem os meus colegas elegem", declarou.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE