Saída do défice excessivo: Marcelo pede "mais" - TVI

Saída do défice excessivo: Marcelo pede "mais"

Comissão Europeia já deu "luz verde" para que Portugal saia do Procedimento por Défice Excessivo, aplicado ao país desde 2009

Marcelo Rebelo de Sousa considerou, esta segunda-feira, que o trabalho tem de continuar para "controlar o défice" e isso passa por "estimular o investimento e promover o crescimento".

Temos todos de trabalhar, controlando o défice, criando condições para mais confiança, estimulando o investimento e promovendo o investimento", afirmou, deixando o alerta de que este “é um passo fundamental, mas não é o último passo”.

O Presidente da República considerou ainda que a saída de Portugal do défice excessivo "só foi possível graças ao sacrifício dos portugueses". 

"Hoje é o dia de felicitar os portugueses. Esta decisão só foi possível graças aos seus sacrifícios de muitos anos. Amanhã é o dia de todos começarmos a trabalhar para podermos converter a decisão de hoje naquilo que verdadeiramente importa que é mais confiança, mais investimento, mais crescimento, mais emprego. É para isso que os portugueses fizeram os sacrifícios durante tantos anos", afirmou Marcelo sem nunca se referir aos partidos nem ao Governo atual nem ao anterior executivo.

A Comissão Europeia já deu "luz verde" para que Portugal saia do Procedimento por Défice Excessivo (PCE), aplicado ao país desde 2009. Agora falta o "sim" final do Conselho Europeu, em julho, que não se espera vá em sentido contrário.

No mesmo dia em que o ministro das Finanças, Mário Centeno, se encontra em Bruxelas para participar numa reunião do Eurogrupo, a Comissão vai apresenta o “pacote da primavera do semestre europeu”, no quadro do qual emitirá as recomendações específicas por país.

Nas suas mais recentes projeções económicas, a Comissão Europeia estima que o défice orçamental português, que em 2016 se fixou nos 2% do Produto Interno Bruto (PIB), continue a descer, para 1,8% este ano e para 1,6% no próximo.

Continue a ler esta notícia