"Comprometo-me a usar a influência, mas não a interferência" - TVI

"Comprometo-me a usar a influência, mas não a interferência"

Maria de Belém apresenta candidatura à Presidência da República [Miguel A. Lopes/Lusa]

Maria de Belém entrega mais de nove mil assinaturas no TC e confia na vitória

A candidata presidencial Maria de Belém entregou hoje de manhã no Tribunal Constitucional (TC) nove mil assinaturas para formalizar a sua candidatura, sublinhando aos jornalistas confiança na vitória no sufrágio de janeiro.
 

"Entrei nesta candidatura para ganhar, considero que tenho todas as condições para isso. Estou aqui com imensa energia. Há uma grande adesão à candidatura", sublinhou a candidata.


A entrega de assinaturas no TC concretiza todo o "processo formal" da candidatura a Belém, e a ex-presidente do PS advoga que em futuras eleições todo este processo "complexo e burocraticamente muito pesado" devia ser "simplificado".

O uso de "meios informáticos" foi uma das ideias deixadas por Maria de Belém nesse sentido.

Enquanto candidata, Maria de Belém diz que não lhe compete tecer comentários sobre matérias como o Banif ou o sistema financeiro, mais a mais quando as questões estão "nos órgãos próprios" para serem escrutinados.
 

"Por vezes os comentários sobre o que são as competências de outros órgãos não ajudam, antes incomodam. Como Presidente da República, o que me comprometo é a usar a influência de Presidente, mas não a interferência", sustentou.


A acompanhar Maria de Belém na visita ao TC estiveram várias pessoas ligadas à sua candidatura, entre as quais o deputado do PS Alberto Martins.

As eleições presidenciais realizam-se a 24 de janeiro.
Continue a ler esta notícia