Portugal poderá receber submarino «grátis» - TVI

Portugal poderá receber submarino «grátis»

Submarino nuclear

O consórcio alemão que vendeu dois submarinos à marinha em 2004 quer compensar quebra de contrato

Relacionados
O Governo português poderá receber três submarinos em vez dos dois encomendados em 2004, ainda no tempo do executivo liderado por Durão Barroso. A notícia é avançada pelo semanário «Sol».

O consórcio alemão que vendeu os submarinos à Marinha Portuguesa propôs, por incumprimento das contrapartidas do contrato, a entrega de um terceiro submarino grátis. O semanário avança ainda que a proposta, por enquanto, apenas foi feita com um carácter informal.

Recorde-se que há mais de ano que o consórcio e a marinha não se entendem. A oferta pode ser uma tentativa de pôr fim ao diferendo com o organismo nomeado pelo Estado português para fiscalizar e acompanhar a execução dos contractos da marinha nacional. O já referido organismo refere que apenas 25% das contrapartidas foram cumpridas.

Ministério da Defesa nega proposta

«Não existe qualquer proposta», garantiu esta sexta-feira o Ministério da Defesa após a divulgação da notícia do semanário «Sol».

Através de comunicado o ministério explica: «Não existe qualquer proposta no Ministério da Defesa Nacional neste sentido e se houvesse seria recusada. O programa das contrapartidas deve ser rigorosamente cumprido na defesa dos interesses nacionais».

Em declarações à agência Lusa, o presidente Comissão Permanente de Contrapartidas (CPC), Pedro Catarino, diz estar em contacto com o consórcio alemão para resolver as dificuldades que têm surgido no cumprimento das contrapartidas mas nega ter recebido qualquer proposta para a entrega de um novo submarino.

Artigo actualizado às 12h54
Continue a ler esta notícia

Relacionados