«Tentaram decapitar o PS» - TVI

«Tentaram decapitar o PS»

  • Portugal Diário
  • 31 jan 2008, 20:23
António Marinho Pinto. Bastonário da Ordem dos Advogados (Lusa/ Miguel A. Lopes)

Bastonário da Ordem dos Advogados lança acusações à Polícia Judiciária

Relacionados
A acusação é do bastonário da Ordem dos Advogados. Em entrevista a Judite de Sousa, na RTP, Marinho Pinto falou directamente sobre o caso «Casa Pia» e lançou duras críticas à Polícia Judiciária.

«Tentaram decapitar o PS e a investigação foi orientada pela Judiciária nesse sentido», frisou, considerando que a PJ está «em roda livre». «O Ministério Público em relação ao poder político tem sido independente, a PJ é que não, porque devia estar sob a direcção do MP e não está. Está em roda livre, porque está mais dependente do Governo», vincou.

Catalina: «Tenho 23 processos a decorrer»

Carlos Cruz «dava boleias» nos jardins de Belém

Ainda em relação ao caso «Casa Pia», foi mais duro. «Prenderam-se pessoas, acusaram-se pessoas inocentes. Procurou-se decapitar o PS e isso esfrangalhou a direcção do Partido Socialista, tendo mesmo chegado a levantar suspeitas sobre o secretário-geral [ndr: Ferro Rodrigues].

Corrupção «varrida para debaixo do tapete»

Marinho Pinto afirmou, também esta quinta-feira, mas no Funchal, ser necessário que a questão da existência de corrupção em Portugal «não seja varrida para debaixo do tapete». Segundo o bastonário, «é preciso que esta questão faça parte da agenda política e mediática como um grave problema que temos de resolver e não se resolvem os graves problemas tapando-os ou escondendo-os».

Marinho Pinto desvalorizou o facto do primeiro-ministro ter anunciado a remodelação governamental na altura em que discursava na tomada de posse.

Reacção

O advogado da Casa Pia, Miguel Matias, disse, entretanto, à Agência Lusa que o bastonário da Ordem dos Advogados «violou a independência do poder judicial» ao falar de um processo que ainda está em julgamento.

«O sr. bastonário violou a independência do poder judicial e por isso espero que as instâncias disciplinares da ordem tomem as medidas que entenderem convenientes», afirmou Miguel Matias, reagindo à entrevista de António Marinho Pinto.

O advogado da Casa Pia salientou que o bastonário não pode falar «de forma leviana» sobre um processo que não conhece e que está entregue a outras advogados. Por isso, manifestou esperança que as instâncias disciplinares da OA tomem medidas, tendo em conta que «não pode haver uma justiça para os advogados pobres e anónimos e outra para os advogados que tem alguma notoriedade e cargos na ordem».

Miguel Matias esclareceu ainda Marinho Pinto que «não houve nenhum político absolvido no processo Casa Pia».
Continue a ler esta notícia

Relacionados