Presidente do Conselho Europeu agradece "trabalho árduo" de Centeno na Europa - TVI

Presidente do Conselho Europeu agradece "trabalho árduo" de Centeno na Europa

  • .
  • publicado por Rafaela Laja
  • 9 jun 2020, 15:33
Charles Michel

Charles Michel foi o primeiro líder das instituições da União Europeia a reagir ao anúncio de Mário Centeno de que está de saída da liderança do fórum de ministros das Finanças da zona euro

Relacionados

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, agradeceu esta terça-feira a Mário Centeno o seu “trabalho árduo” na Europa e sublinhou que o Eurogrupo tem de prosseguir os trabalhos com vista a uma forte recuperação da economia europeia.

Obrigado, Mário Centeno, pelo seu trabalho árduo enquanto presidente do Eurogrupo e pela excelente cooperação”, escreveu Charles Michel na sua conta oficial na rede social Twitter.

Perspetivando já o futuro, o presidente do Conselho Europeu salienta que “o Eurogrupo tem de continuar a preparar o terreno para uma recuperação económica forte”, já que “a Covid-19 estagnou a economia, mas acelerou a determinação da UE em reconstruir melhor”.

Charles Michel foi o primeiro líder das instituições da União Europeia a reagir ao anúncio de Mário Centeno de que está de saída da liderança do fórum de ministros das Finanças da zona euro, na sequência da sua decisão de deixar também o cargo de ministro das Finanças no Governo português.

Ao anunciar que não concorrerá a um segundo mandato, Centeno esclareceu que vai cumprir o atual até ao final (13 de julho) e dirigirá ainda a eleição para encontrar o seu sucessor, em 09 de julho.

Eleito em 04 de dezembro de 2017 para a presidência do Eurogrupo, por um período de dois anos e meio, Centeno despedir-se-á assim do cargo em julho, tornando-se o primeiro presidente do fórum informal de ministros das Finanças da zona euro a cumprir apenas um mandato.

Centeno foi o terceiro presidente do Eurogrupo, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker (2005-2013) e do holandês Jeroen Dijsselbloem (2013-2018).

O seu mandato termina num contexto de crise económica, na Europa e em todo o globo, causada pelo “Grande Confinamento” motivado pela pandemia da covid-19.

Sob a liderança de Centeno, o Eurogrupo acordou algumas das componentes da resposta europeia à crise da covid-19, designadamente as “redes de segurança” para Estados, empresas e trabalhadores num montante total de 540 mil milhões de euros.

O Presidente da República aceitou hoje a exoneração de Mário Centeno como ministro de Estado e das Finanças, proposta pelo primeiro-ministro, e a sua substituição por João Leão, até agora secretário de Estado do Orçamento

Vice-presidente da Comissão Europeia destaca “empenho e dedicação” de Centeno

 O vice-presidente executivo da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis destacou o “empenho e dedicação” de Mário Centeno na presidência do Eurogrupo, agradecendo-lhe a sua “ajuda para um rápido acordo” sobre respostas comunitárias à crise gerada pela covid-19.

“Obrigado, Mário, pelo seu empenho e dedicação como presidente do Eurogrupo”, escreveu o vice-presidente executivo com a pasta de “Uma Economia ao Serviço das Pessoas”, Valdis Dombrovskis, numa publicação na rede social Twitter.

No dia em que foi anunciada a saída de Mário Centeno do Governo português e, consequentemente, da liderança do Eurogrupo, o responsável letão agradeceu ao até agora ministro das Finanças português por ter “ajudado a chegar rapidamente a um acordo sobre as medidas de resposta à crise do novo coronavírus”, no seu papel de líder do fórum de ministros da zona euro.

Foi um prazer trabalhar consigo”, adiantou Valdis Dombrovskis.

 Ministra espanhola e potencial sucessora elogia “excelente trabalho” de Centeno

 A ministra da Economia espanhola, Nadia Calviño, apontada como uma das favoritas à sucessão de Mário Centeno na presidência do Eurogrupo, saudou hoje o “excelente trabalho” do ministro português, em Portugal e na Europa.

“Obrigado, caro Mário Centeno, pelo seu excelente trabalho, tanto em Portugal como enquanto presidente do Eurogrupo”, escreveu a ministra espanhola na sua conta oficial na rede social Twitter, como reação ao anúncio de ‘despedida’ publicado um pouco antes pelo ministro das Finanças português.

Calviño acrescenta que “foi um grande prazer” trabalhar com Centeno ao longo dos últimos anos e faz votos para que no futuro possam continuar a cooperar, qualquer que seja o caminho profissional que o ainda ministro das Finanças português venha a seguir.

Há meses que Nadia Calviño tem vindo a ser apontada como uma das grandes favoritas à sucessão de Mário Centeno, mas a ministra espanhola sempre recusou assumir uma candidatura enquanto o ministro português não desvendasse se era ou não candidato a um novo mandato à frente do fórum informal de ministros das Finanças da zona euro.

Com a confirmação, hoje, da decisão de Centeno de não concorrer a novo mandato no Eurogrupo, como consequência de abandonar o cargo de ministro das Finanças na próxima segunda-feira, a ministra espanhola poderá apresentar a sua candidatura já a partir da próxima quinta-feira, pois a ‘corrida’ será lançada na videoconferência de ministros da zona euro.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE