«Já não tenho idade para estar no Governo» - TVI

«Já não tenho idade para estar no Governo»

Mário Lino

Mário Lino insinua que não voltará a ser ministro e, apesar de dizer que não quer ficar parado, não admite sequer ser deputado

Relacionados
Depois de quatro anos como ministro das Obras Públicas, em entrevista ao «Expresso», Mário Lino afirma já não ter «idade para estar no Governo». Aos 69 anos, o ministro, que é da mesma idade da líder do PSD, afirma: «já o disse outras vezes ¿ é a minha opinião sincera ¿ não sou uma pessoa que, pela minha idade, seja adequada para esse tipo de funções».

O responsável adianta ainda que não quer ficar parado, de pijama, mas garante que não lhe passa pela cabeça ser deputado.

Mário Lino afirma que adiar o TGV «foi uma decisão política», aquilo a que Sócrates chama «escrúpulo democrático». «Dada a controvérsia do projecto, mantê-la seria uma espécie de «pirraça», diz o ministro, explicando que, se o concurso avançasse agora e o próximo Governo decidisse anula-lo, haveria lugar a indemnizações. Mas o responsável garante que o ritmo do processo do comboio de alta velocidade não abrandou.

Recusa as críticas da oposição, afirmando que o TGV «não é bem um Cadillac, é para gerar benefícios.

O ministro adianta que o «escrúpulo democrático» não se aplica às estradas e que a auto-estrada do centro vai mesmo ser adjudicada.

Sobre o projecto do novo aeroporto, afirma que não está a correr tão rápido «como gostaria», mas não considera que esteja atrasado para abrir em 2017. «Cinco anos de construção bastam».

«Não sou político profissional», afirma já no final da entrevista, adiantando que não fez as coisas a pensar nas eleições. «Cada um deixa a obra que deixa. Desatámos muitos nós», e aponta como exemplos os túneis do Rossio e Terreiro do Paço, o fecho da CRIL, localização do aeroporto, lucros nos Correios, banda larga e televisão digital. Lamenta apenas não ter conseguido pôr portagens nas SCUT, mas afirma que «agora está muito próximo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados