Soares: «Não basta votar, é preciso ir mais longe» - TVI

Soares: «Não basta votar, é preciso ir mais longe»

Mário Soares

Quando os jovens se começarem a manifestar, os dirigentes têm que mudar, diz o antigo Presidente da República

Relacionados
Mário Soares exortou esta quinta-feira os jovens a expressar-se, dizendo que o voto é uma manifestação de opinião que pode levar à mudança. Referindo-se às manifestações que têm ocorrido no Mundo «e também em Portugal», o histórico socialista disse mesmo que «não basta votar, é preciso ir mais longe» para expressar vontades e fazer ouvir a própria voz. Mário Soares sublinhou que os jovens «têm que utilizar essas maneiras todas» para que as suas opiniões sejam tomadas em consideração.

Falando perante uma audiência de jovens durante a apresentação da campanha «Tu na Europa» de apelo ao voto jovem nas próximas Eleições Europeias de 7 de Junho, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, o antigo Presidente da República sublinhou que, quando os jovens se começarem a manifestar, os dirigentes têm que mudar.

«Como vivemos em democracia e como os dirigentes precisam dos votos, eles vão perceber que quando vocês se começarem a manifestar, eles próprios têm que mudar, porque se não mudam, são mudados. E é isso que é importante que aconteça», afirmou.

«A Europa vai depender dos jovens e daquilo que eles pensam. Eu quero uma Europa progressista, eu quero uma Europa unida, eu quero uma Europa federal. E é nesse sentido que eu espero que os jovens dêem um impulso», disse depois o antigo estadista ao tvi24.pt

Durante a apresentação, Mário Soares tinha-se referido à actual conjuntura para defender que sem uma boa integração na Europa, Portugal não conseguirá sair da crise.

«Neste momento, a Europa está sem rumo, está dividida», explicou, não só por causa da falência do capitalismo e do neo-liberalismo mas, sobretudo, devido a uma profunda crise de valores que mergulhou a Europa na actual recessão económica e social.

«A liberdade e a democracia não são eternas, é preciso lutar por elas», acrescentou.

«Vamos ver o que vai acontecer nos próximos dias. Há uma reunião dos países europeus para prepararem a participação deles no G-20. Essa coisa de haver um G-20, em que há 5 ou 6 países europeus e os outros ficam de fora, não me parece nada bem. Mas isso foi uma coisa que inventaram agora. Eu acho é que essas coisas se discutem no sítio em que devem ser discutidas, que é nas Nações Unidas e é através das Nações Unidas», precisou Mário Soares ao tvi24.pt no final da apresentação.

Mário Soares tinha afirmado antes não encontrar nos actuais dirigentes das principais potências europeias, como Sarkozy, Berlusconi ou Gordon Brown líderes capazes de guiarem a Europa em direcção a um novo paradigma.

Campanha nacional de incentivo ao voto

Sobre a campanha promovida pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ), o presidente do organismo, Tiago Soares, disse ao tvi24.pt que o principal objectivo da campanha é formar jovens capazes de transmitir a outros «aquilo que é a realidade da vida europeia e de que forma é que ela condiciona a vida» juvenil.



Tiago Soares explicou que a campanha vai começar com um conjunto de encontros regionais «onde vamos conseguir encontrar um conjunto de líderes associativos e de juventudes partidárias que vão ser capacitados e formados para desenvolver um projecto prático, onde cada um vai tentar multiplicar isto pelos seus colegas».



No total, a campanha pretende envolver directamente cerca de 6 mil jovens e contribuir para combater o crescente afastamento juvenil em relação à política.

Combater «descrédito dos jovens»

Carlos Coelho, eurodeputado socialista, disse ao tvi24.pt que esta campanha pode ajudar a combater a distância que existe entre os jovens e a política e entre os jovens e a Europa.

«Esta campanha deve ajudar a reconciliar a população portuguesa com o projecto europeu e sobretudo explicar aos jovens que a participação cívica e política é essencial», afirmou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados