Covid-19: hospitais fizeram menos 902 mil consultas e 85.000 cirurgias até maio - TVI

Covid-19: hospitais fizeram menos 902 mil consultas e 85.000 cirurgias até maio

  • .
  • BC - atualizada às 10:55
  • 1 jul 2020, 09:50
Marta Temido

Números foram divulgados esta quarta-feira pela ministra da Saúde na Assembleia da República

Os hospitais fizeram até maio menos 902 mil consultas e menos 85.000 cirurgias relativamente ao período homólogo, revelou a ministra da Saúde, que hoje está a ser ouvida na Assembleia da República.

No início da audição na Comissão Parlamentar de Saúde, Marta Temido lembrou que, das 902 mil consultas hospitalares a menos, 371 mil eram primeiras consultas e sublinhou a necessidade de recuperar a atividade assistencial suspensa pela pandemia de covid-19.

A governante destacou também a necessidade de um reforço de esforços para “quebrar as cadeias de transmissão” na região de Lisboa e Vale do Tejo e analisar o que correu bem e melhorar o que correu mal e pode melhorar.

Enalteceu a boa resposta do Serviço Nacional de Saúde e dos profissionais de saúde, considerando-os “o melhor garante da satisfação das necessidades assistenciais dos portugueses”.

Sobre a Linha SNS24, Marta Temido lembrou que o tempo médio de espera é hoje de 28 segundos, depois de ter chegado a 25 minutos nos primeiros meses da pandemia.

Marta Temido lembrou ainda que a covid-19 “não vai desaparecer até haver vacina ou tratamento” e que o sistema de saúde não pode responder isoladamente à pandemia.

Lisboa e Vale do Tejo tem apenas 28% dos médicos de saúde pública do país

A ministra da Saúde reconheceu hoje limitações na área da saúde pública na Região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que os médicos de saúde pública nesta região representam apenas 28% do todo nacional.

A Região Norte representa 37%. Estamos atentos a estas assimetrias e procuraremos corrigi-la nos próximos concursos”, afirmou Marta Temido, em resposta a questões levantadas pelo deputado Moisés Ferreira (BE).

A governante reconheceu ainda, em resposta à deputada Paula Santos (PCP), a necessidade de alargar e reforçar a formação na área da saúde pública.

Segundo os dados avançados pela ministra, há 363 médicos de saúde publica no país, numa área que tem afetos 298 enfermeiros, cerca de 500 técnicos e cerca de 200 assistentes e assistentes técnicos operacionais.

Há outras competências para uma saúde pública século XXI que não têm estado representadas e que estamos a tratar, com ligações à academia”, disse Marta Temido, referindo-se, por exemplo, a área como as matemáticas e a sociologia, que considerou “absolutamente vitais” para resposta integrada em saúde publica.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE