Uso de máscara vai manter-se, pelo menos, até 12 de setembro, confirma ministra da Saúde - TVI

Uso de máscara vai manter-se, pelo menos, até 12 de setembro, confirma ministra da Saúde

  • Luiza Alagoa
  • MJC
  • 19 ago 2021, 18:36

Marta Temido explica à TVI que na reunião do Conselho de Ministros desta sexta-feira poderá ser decidido "o alívio ou levantamento de algumas medidas restritivas", como por exemplo o aumento da lotação em espaços comerciais, restaurantes, eventos familiares ou eventos culturais, dependendo de ser um espaço aberto ou fechado

"Neste momento está em vigor até 12 de setembro uma lei da Assembleia da República que, de facto, determina que, mesmo estando ao livre, quando não é possível manter o distanciamento, se mantenha a utilização da máscara", explica à TVI a ministra da Saúde, Marta Temido, esclarecendo uma dúvida que tem sido levantada num momento em que sabemos que 70% da população portuguesa está já vacinada contra a covid-19.

A ministra sublinha que essa é "uma medida de cautela" que está em vigor em vários países. 

Se estamos em ambientes fechados é sempre necessário usar a máscara, a não ser que estejamos a uma distância grande dos outros ou que tenhamos uma barreira, como por exemplo um acrílico. Ao ar livre, se não conseguirmos manter a distância, é aconselhável o uso de máscara como medida de precaução."

Apesar de se manter o uso de máscara, há outras restrições que podem ser aliviadas, admite Marta Temido. E isso pode acontecer já na reunião do Conselho de Ministros marcada para esta sexta-feira.

Este limiar dos 70% [de população vacinada] é um requisito mas não é o bastante. Temos de continuar a monitorizar os outros indicadores epidemiológicos da infeção da e da doença. Se se considerar que estamos neste momento com todos os sinais de alerta com um relativo controlo, como parece ser a situação atual, podemos então passar para outra fase."

Genericamente, o que está em causa agora é "o alívio ou levantamento de algumas medidas restritivas", como por exemplo o aumento da lotação em espaços comerciais, restaurantes, eventos familiares ou eventos culturais, dependendo de ser um espaço aberto ou fechado.

Ou seja, deverá ser antecipado em duas semanas o alívio das regras previsto para 5 de setembro. A lotação em casamentos, baptizados e espectáculos culturais deverá aumentar para 75%; a lotação dos restaurantes passa a um máximo de oito pessoas por grupo no interior e 15 nas esplanadas. Deixa e haver limite para a lotação nos transportes público e os serviços públicos passarão a funcionar sem marcação prévia.

Em relação à administração de uma terceira dose, Marta Temido afirma: "Neste momento estamos expectantes da apreciação da Agência Europeia do Medicamento. Temos ouvido com atenção as posições de alguns países que já admitiram que esse é um caminho a seguir".

No entanto, sublinhou, "esta é uma infeção da qual só conseguimos estar mais protegidos se estivermos mais pessoas vacinadas em todo o mundo. E como estamos a falar de uma capacidade de produção que não é infinita, essa eventual necessidade é competitiva com a eventual alocação de vacinas a países que têm taxas de vacinação baixíssimas. E enquanto não conseguirmos ajudá-los a ultrapassar essa situação, não conseguiremos estar todos mais protegidos. Portanto, neste momento ainda não há uma decisão sobre uma eventual terceira dose. Será sempre uma decisão técnica."

Continue a ler esta notícia