Ministra da Saúde: "MAC vai retomar o serviço normal [ainda este domingo]" - TVI

Ministra da Saúde: "MAC vai retomar o serviço normal [ainda este domingo]"

  • AG
  • 15 set 2019, 19:13

A governante garantiu o funcionamento normal dos serviços a partir das 20:00, depois de ter sido noticiado que havia uma diretora a garantir as escalas. O Serviço Nacional de Saúde faz 40 anos

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu este domingo que a Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, vai retomar o normal funcionamento a partir das 20:00 de hoje, admitindo que o serviço de anestesiologia esteve em contingência por falta de anestesistas.

A MAC estava em contingência, relativamente à escala de anestesiologia mas a própria diretora de serviço se disponibilizou para resolver e ultrapassar a situação. De resto, agora a partir das 20:00, vamos entrar em total normal funcionamento ao nível da MAC", disse Marta Temido aos jornalistas.

Segundo o Expresso, a falta de anestesistas "para assegurar todas as escalas impediu a prestação de cuidados a grávidas que chegassem de fora", situação que foi ultrapassada quando a diretora do Serviço de Anestesia se ofereceu para garantir a escala, solução que Marta Temido confirmou.

Em declarações em Coimbra, à margem de uma cerimónia comemorativa dos 40 anos do SNS, a governante assumiu que têm existido "constrangimentos no completar das escalas de Urgência em alguns hospitais", mas essas dificuldades têm sido ultrapassadas "com a colaboração e disponibilidade dos profissionais do SNS".

E penso que hoje, que se assinalam 40 anos sobre a lei fundadora do Serviço Nacional de Saúde, é isso que vale a pena sublinhar. É que os portugueses podem estar tranquilos porque o SNS funciona, tem profissionais altamente dedicados, temos dificuldades, temos constrangimentos, mas continuamos sempre a trabalhar", argumentou Marta Temido.

O SNS faz este domingo 40 anos da sua criação, tendo visto a esperança média de vida aumentar em 10 anos durante esse período. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também já felicitou o projeto, que considerou “uma das inegáveis conquistas do 25 de Abril de 1974 e da Democracia Portuguesa”.

Continue a ler esta notícia