Gaza: Portas diz que violência é «derrota de todos os moderados» - TVI

Gaza: Portas diz que violência é «derrota de todos os moderados»

Ministro português apela ao fim da violência

Relacionados
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, considerou hoje, em Bruxelas que a escalada de violência na Faixa de Gaza «é uma derrota de todos os moderados no Médio Oriente».

De acordo com a Lusa, apontando que o assunto foi hoje «objeto de uma larga discussão» na reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27, na qual participou, Paulo Portas sublinhou que «a União Europeia é por um cessar-fogo o mais imediato possível, e apoia os esforços de instituições como as Nações Unidas e países como o Egito para garantir esse cessar-fogo».

«Nós condenamos a utilização de rockets contra Israel, também condenamos com clareza que haja ações militares sem a precaução e a proporcionalidade de preservar as vidas inocentes de civis e crianças», disse.

O ministro considerou que «aquilo que está a acontecer em Gaza é uma derrota de todos os moderados no Médio Oriente e é a prova de que se não houver negociações diretas entre Israel e a Palestina, de boa-fé e para se chegar a uma solução de dois estados, a região não tem paz e fica capturada pela violência».

A situação na Faixa de Gaza foi um dos assuntos em destaque na reunião de hoje dos chefes de diplomacia europeus, tendo também a ata representante da UE para a Política Externa, Catherine Ashton, afirmando à chegada ao encontro que a espiral de violência demonstra a necessidade de se encontrar «uma solução sustentável a longo prazo», de dois estados, que leve a paz à região, uma posição que tem vindo a ser defendida consistentemente pela União Europeia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados