Autarcas divididos: sim ou não discutir a regionalização? - TVI

Autarcas divididos: sim ou não discutir a regionalização?

Luís Filipe Menezes

Menezes acha que não é o momento, Mário de Almeida discorda

O presidente da Câmara de Gaia considerou despropositado debater a regionalização num «momento de crise», mas os congéneres de Vila do Conde e Viana do Castelo defenderam que esta é precisamente a altura de «repensar o país».

O autarca gaiense, Luís Filipe Menezes - que é candidato do PSD à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas ¿ e os presidentes das câmaras de Vila do Conde, Mário de Almeida, e de Viana do Castelo, José Mário Costa, participavam num debate, esta segunda-feira, sobre «A Região Norte e a Europa», inserido na «Grande Conferência» comemorativa dos 125 anos do Jornal de Notícias.

«Relativamente à discussão sobre a regionalização, não vale a pena colocá-la de forma muito marcada em cima da mesa, porque um momento de crise não é a melhor altura para discutir o assunto», considerou Menezes, que foi o primeiro intervir.

O autarca de Vila do Conde, Mário de Almeida, que no final do atual mandato porá fim a mais de 30 anos de liderança camarária, respondeu, sustentando que «o momento pode ser muito difícil», mas tal não justifica o adiamento daquela reforma administrativa do país.

«Não partilho da ideia de que não é altura para se pensar nas regiões», afirmou, defendendo que «a regionalização só traz vantagens porque permite rentabilizar melhor o pouco dinheiro que há». Para Mário de Almeida, «a região Norte é fundamental, mas, para haver região Norte, é preciso haver regionalização».

A este propósito, a autarca socialista criticou fortemente a opção do atual Governo pela redução do número de freguesias: «Estamos num país onde se agregaram freguesias com o falso argumento de que traria poupanças financeiras, mas vai é sair mais caro e, sobretudo, prejudicar as populações», sustentou. Convicto de que o país está «a percorrer caminhos de uma clara centralização», Mário de Almeida reiterou que «a região Norte só tem sentido com a regionalização», pelo que este é «um tema a debater».

Na mesma linha, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Mário Costa, considerou que «a regionalização é urgente» e defendeu que «é nestes momentos difíceis que tem que se repensar o país». «Hoje já vamos tarde», afirmou o autarca do PS relativamente ao avanço da regionalização.

Também interveniente no debate, o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Ribau Esteves, começou por não abordar o tema, mas acabou, em resposta às posições dos restantes intervenientes, por assumir ser apoiante da regionalização. «Também defendo a regionalização, mas hoje os portugueses não iam entender que puséssemos a questão em cima da mesa», disse, acrescentando: «Há tempo para ter razão».
Continue a ler esta notícia