BE quer que Governo trave «destruição do Bolhão» - TVI

BE quer que Governo trave «destruição do Bolhão»

  • Portugal Diário
  • ASS
  • 3 abr 2008, 17:45
Imagem tridimensional do ante-projecto do Mercado do Bolhão

Bloquistas apresentarão projecto de resolução que «obrigará o PS a tomar posição»

Relacionados
O Bloco de Esquerda (BE) pediu esta quinta-feira ao Governo que trave «a destruição do Bolhão» e invoque o valor patrimonial do mercado para impedir que o projecto de reabilitação da empresa holandesa TramCorNe avance, informa a Lusa.

«O Governo pode, tem instrumentos para travar a destruição do Bolhão», sustentou o deputado do BE João Semedo, no Parlamento, anunciando que os bloquistas apresentarão um projecto de resolução nesse sentido que obrigará o PS a tomar posição.

«O Bolhão é a alma, é o coração do Porto» e «é um edifício classificado», disse João Semedo, acrescentando que este é «o primeiro grande desafio à capacidade do novo ministro da Cultura», José António Pinto Ribeiro.

O deputado do PS e presidente da distrital socialista do Porto Renato Sampaio subscreveu que «o Bolhão faz parte da identidade colectiva portuense e é um projecto de vida de muitos homens e mulheres».

«Não permitiremos que seja alienado», declarou. «O PS não aceita que o Bolhão seja transformado em mais um projecto imobiliário, numa visão economicista e contabilista da cidade do Porto», reforçou o socialista.

Renato Sampaio propôs que o BE, o PS e as restantes forças encontrem «uma solução equilibrada e justa» para o Bolhão, alternativa ao «projecto imobiliário» em curso.

Para o BE, em causa está um projecto de «demolição de todo o interior do mercado, o que arrastará a desfiguração da sua fachada» e transformará o Bolhão «em mais uma impessoal e vulgaríssima catedral de consumo».

«Rui Rio está a esquartejar a cidade, a vender o Porto à peça» e «entregou o Bolhão à empresa holandesa TramCroNe» para ter «mais negócio, mais lucros para os grandes investidores», acusou João Semedo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE