Frasquilho diz a Gaspar que aumento de impostos «já devia estar excluído» - TVI

Frasquilho diz a Gaspar que aumento de impostos «já devia estar excluído»

Miguel Frasquilho e Vítor Gaspar (LUSA)

Comentário do social-democrata na comissão parlamentar

O deputado do PSD Miguel Frasquilho defendeu nesta terça-feira que o aumento de impostos é uma opção que «tem de ser excluída» e que «já devia ter sido excluída», depois de o ministro das Finanças ter dito que esta possibilidade «parece excluída».

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, tinha dito antes, na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, que «a possibilidade do aumento de impostos parece excluída» e argumentou, posteriormente, que diminuir a carga fiscal «só é possível se houver uma diminuição considerável da despesa».

Para sustentar esta ideia, o ministro das Finanças recorreu a um estudo do professor Ricardo Reis, em que o economista defende, nas palavras de Vítor Gaspar, que «o aumento de impostos que ocorreu em Portugal na década de 2000 associada ao processo de expansão das administração públicas esteve associado ao muito desapontador desempenho da economia portuguesa nesse período».

«A interpretação de Ricardo Reis é que o aumento de impostos penalizou fortemente o desempenho da economia portuguesa e, naturalmente, isso dá mais força ao seu argumento de que é importante criar condições para a diminuição da carga fiscal», respondeu o ministro das Finanças dirigindo-se ao deputado do PSD.

No entanto, Vítor Gaspar salvaguardou que «isso só é possível se houver uma diminuição considerável da despesa pública, que terá de ser determinada em condições de equilíbrio orçamental pela escolha que os portugueses fizerem» sobre os serviços que querem ter e as contribuições que estão dispostos a pagar.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE