Toika «trata os pobres como lixo» - TVI

Toika «trata os pobres como lixo»

(Foto Cláudia Lima da Costa)

Miguel Portas defendeu que a «inevitável» renegociação da dívida deverá ser feita o «quanto antes»

O eurodeputado do BE, Miguel Portas, defendeu hoje que a «inevitável» renegociação da dívida deverá ser feita o «quanto antes», apelidando o programa assinado com a troika de «roubo organizado, que trata os pobres como lixo».

Na sua intervenção durante os trabalhos da tarde da VII Convenção Nacional do Bloco de Esquerda que até domingo decorre em Lisboa, Miguel Portas questionou «como é que um povo mais pobre e um país empobrecido pode pagar juros de cinco por cento».

«É tão simples a resposta: não pode», disse, peremptoriamente.

Segundo o eurodeputado bloquista, «o que se discute não é se vai haver reestruturação da dívida» mas sim a questão da «renegociação da dívida» que «qualquer economista sabe que é inevitável».

«A questão é quando e o Bloco de Esquerda responde: quanto antes, melhor», sublinhou.

Miguel Portas justifica esta proposta do bloco com o facto desta ser a forma que «custa menos ao país e à economia», sendo «mais justa e menos dolorosa».

«E é isto que o povo vai perceber daqui até 5 de Junho porque este país mudou. Este país entrou numa era de protectorado mas o povo não vai querer e por uma razão muito simples: ninguém vota contra os seus próprios interesses», enfatizou.

Segundo Portas, o programa de ajuda externa assinado entre o Governo e troika «é um roubo organizado, que trata os pobres como lixo, que entala as classes médias e trabalhadoras».

«Nós temos uma alternativa. Esta alternativa até por fontes insuspeitas é partilhada: à esquerda, a economia com o Bloco de Esquerda e esta eleição é sobre a economia ou seja sobre as nossas vidas», garantiu.
Continue a ler esta notícia