Relvas explica conselho aos jovens para emigrarem - TVI

Relvas explica conselho aos jovens para emigrarem

Miguel Relvas (NUNO VEIGA / LUSA)

Ministro considera que há uma geração «fantástica» que, «infelizmente», não tem condições para viver em Portugal. E procurarem melhor lá fora é «extremamente positivo»

Relacionados
O ministro dos Assuntos Parlamentares foi obrigado a explicar no Parlamento as declarações do seu secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Alexandre Miguel Mestre, que em Outubro aconselhou os jovens portugueses a saírem da sua «zona de conforto» e a emigrarem.

Segundo Miguel Relvas, a intenção era mostrar como há «muitos jovens» que encontram no estrangeiro as condições que não têm em Portugal, «infelizmente». «Pela circunstância a que chegámos, em que a economia não está a crescer, as empresas têm fechado, e há um processo de consolidação orçamental que só depois permitirá o crescimento...», justificou.

A «mobilização», garante, pode ser a solução para esses jovens «altamente bem preparados» e mesmo «fantásticos».

«Vocês estão enganados, estão a ver Portugal e os jovens portugueses a partir de um espelho retrovisor, do passado. Os jovens portugueses são altamente bem preparados, vá ao Brasil e a Angola e veja. Vocês têm uma visão pobre», acusou, respondendo aos deputados da oposição, que se referiram aos jovens portugueses em dificuldades e que se vêem obrigados a emigrar.

Elogiando os que têm a «ambição» de «procurar» uma vida melhor lá fora, Relvas pediu aos deputados uma «visão cosmopolita do mundo». «Quem entende que tem condições para encontrar oportunidades fora do seu país, sempre com a perspectiva de voltar, mas que pode fortalecer a sua formação, pode conhecer outras realidades culturais, isso é extraordinariamente positivo», assegurou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados