Relvas: TAP e Caixa não são exceções, mas adaptações - TVI

Relvas: TAP e Caixa não são exceções, mas adaptações

Ministro justificou ausência de cortes salariais nas duas empresas públicas

Relacionados
As manutenções de salários permitidas pelo Governo para os trabalhadores da TAP e da Caixa Geral de Depósitos não são exceções mas sim adaptações, considerou este sábado o ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.

«Não há exceções, há adaptações», afirmou , citado pela Lusa, o também ministro adjunto do primeiro-ministro, argumentando que, a TAP e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) são empresas «em concorrência [por isso] a adaptação para a poupança é diferente das outras [empresas públicas]».

Para o ministro, «é muito importante salvaguardar a diferença entre adaptação e exceção nesta matéria» em que, assegura, «o Estado recuperará o mesmo, mas a adaptação permite uma forma diferente de arrecadação».

O corte nestas duas empresas «é feito em salários variáveis, em salários extraordinários e em prémios», concretizou Miguel Relvas, sublinhando que «a poupança vai ser feita com total transparência e clareza» e que «também aí serão cortados os 13.º e 14.º mês, como em todas as outras empresas públicas».

O Governo aceitou manter os salários dos trabalhadores da TAP, mas a companhia aérea comprometeu-se a poupar mais de 73 milhões de euros, segundo dados divulgados na quinta-feira pelo Ministério das Finanças.

A CGD foi também autorizada a manter os salários dos colaboradores este ano, desde que cumpram os objetivos de redução de custos com pessoal equivalentes a esses cortes, ainda que se mantenha a suspensão dos subsídios de férias e Natal.

Hoje, o «Diário de Notícias» afirma que «depois da TAP e da CGD mais duas empresas em vias de escapar a cortes», citando as fontes oficiais da ANA ¿ Aeroportos de Portugal e da NAV (controladores aéreos), e afirmando que o processo de isenções da obrigatoriedade de redução de salários está bem encaminhado.

Miguel Relvas falava aos jornalistas na Nazaré, onde esta manhã participou numa Assembleia dos Trabalhadores Social-democratas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados