Ministra manda investigar sistema de comunicações SIRESP - TVI

Ministra manda investigar sistema de comunicações SIRESP

  • 26 jun 2017, 21:47

Constança Urbano de Sousa quer inquérito independente feito pelo Instituto de Telecomunicações. E mandou inspecionar a Secretaria-Geral da Administração Interna, entidade gestora do SIRESP

A ministra da Administração Interna exigiu um estudo independente ao funcionamento do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) e uma auditoria pela Inspeção-Geral da Administração Interna à Secretaria-Geral da Administração Interna.

Em comunicado, com o título “MAI exige respostas rigorosas ao funcionamento do SIRESP”, é dito que Constança Urbano de Sousa determinou estes dois procedimentos às duas entidades após “informações de caráter técnico operacional coligidas” e tendo em conta que “foram reportados dificuldades na utilização” do SIRESP “no trágico incêndio de Pedrógão Grande”.

O estudo deverá identificar, do ponto de vista técnico, eventuais constrangimentos e propor possíveis medidas que possam garantir que o SIRESP responde às necessidades para o qual foi criado, tendo em consideração as melhores e mais recentes práticas internacionais nesta matéria", refere o comunicado do Ministério da Administração Interna.

A ministra determinou assim a realização pelo Instituto de Telecomunicações (IT) "de um estudo independente sobre o funcionamento do SIRESP em geral, e em situações de acidente grave ou catástrofe, em particular”.

Constança Urbano de Sousa ordenou também que a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) faça uma auditoria ao cumprimento, por parte da Secretaria-Geral da Administração Interna, enquanto entidade gestora do SIRESP.

Constança urbano de Sousa quer apurar quais "as obrigações legal e contratualmente estabelecidas, designadamente ao nível da gestão, manutenção e fiscalização" do SIRESP.

O relatório de auditória deverá ser entregue à Ministra da Administração Interna, no prazo de 30 dias", conclui o comunicado.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE