Cooperação Transfronteiriça é tema escolhido para Cimeira Ibérica - TVI

Cooperação Transfronteiriça é tema escolhido para Cimeira Ibérica

  • AR
  • 19 mai 2017, 20:48
Eduardo Cabrita

Ministro-adjunto Eduardo Cabrita diz que valorização do interior é prioridade para o Governo, sendo importante partilhá-la com os vizinhos espanhóis, sobretudo na Galiza, Castela Leão e Estremadura

O ministro-adjunto Eduardo Cabrita disse esta sexta-feira em Foz Côa, que a Cimeira Ibérica, que se realizará em Vila Real entre os dias 28 e 29, é muito importante para Espanha e Portugal já que o tema central é Cooperação Transfronteiriça.

A Cimeira Ibérica é importante para aquela que é uma parceria no quadro dos desafios europeus. Esta primeira cimeira com o novo Governo espanhol é importante, já que Portugal vê a cooperação económica e estratégica com as regiões de fronteira com Espanha, como uma aliança para o desenvolvimento", frisou o governante.

Eduardo Cabrita falava esta sexta-feira à margem da abertura do festival do Vinho do Douro Superior que decorre em Foz Côa até domingo.

De acordo com o ministro-adjunto, a valorização do interior é uma prioridade para o Governo, sendo importante partilhá-la com os vizinhos espanhóis, sobretudo no território fronteiriço como a Galiza, Castela Leão e Estremadura.

Queremos reforçar a cooperação com as euro cidades e com as quatro regiões autonómicas espanholas que fazem fronteira com Portugal e queremos olhar para o período pós 2020 com a construção de programas de cooperação mais sólidos entre Portugal e Espanha", enfatizou.

Eduardo Cabrita defendeu que é importante passar de uma dimensão estritamente cultural para uma cooperação económica ao nível transfronteiriço.

Nós temos seis milhões de vizinhos espanhóis a menos de 100 quilómetros da fronteira, sendo importante que estas pessoas olhem para Portugal como a saída marítima de Espanha e que as regiões de fronteira olhem para Espanha como o nosso verdadeiro mercado interno", frisou.

O governante referiu que um dos aspetos que será debatido durante a Cimeira Ibérica é o melhoramento das ligações viárias e ferroviárias entre Portugal e Espanha nas regiões de fronteiro, contudo, o ministro não especificou os territórios onde isso será feito.

Continue a ler esta notícia