"PS foi irresponsável e trata TAP como conversa de café" - TVI

"PS foi irresponsável e trata TAP como conversa de café"

Líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, diz que socialistas querem tentar confundir portugueses sobre o negócio

Relacionados
O PSD fez esta quinta-feira uma declaração política na Assembleia da República para atacar o PS por causa das declarações que os socialistas têm feito sobre a TAP. O líder parlamentar social-democrata acusou o maior partido da oposição de ser "irresponsável" ao "tentar confundir" os portugueses, agindo como se estivesse em causa uma "conversa de café". 

"[Queremos] registar uma vez mais a grande irresponsabilidade com que o PS tem lidado com este processo, por um lado querendo fazer crer ao país que o valor da transação se circunscreve à quantia pecuniária (...), esquecendo que para além da quantia há cerca de mil milhões de euros de dívida que serão assumidos pelos acionistas, que há entre 350 a 450 milhões de euros de investimento que deve ser feito na TAP e que é um compromisso que está bastante plasmado no caderno de encargos", começou por dizer Luís Montenegro, abordando a principais conclusões da reunião do seu grupo parlamentar.

"É bastante incompreensível que um partido a quem se deve pedir responsabilidade possa querer estar a confundir os portugueses acerca disto"

As acusações não se ficaram, contudo, por aí. O líder parlamentar do PSD disse ainda que o PS tem "andado a insinuar" que o negócio tem decorrido "com secretismo e que há falta de transparência".

"Ora, se outra circunstância não houvesse, creio que a declaração desta semana do presidente do Tribunal de Contas, assegurando precisamente que tem havido toda a transparência e que o Governo tem prestado toda a informação, é sintomática, também aí, da forma irresponsável qu o PS tem lidado com este processo", atirou. 

Ainda houve tempo para uma terceira acusação, sobre o que o PS diz que fará se vier a ser Governo - isto é, reverter parte deste negócio. Isso ataca, na ótica de Montenegro, a credibilidade do Estado e a fiabilidade que o Estado deve ter para com os investidores que vêm investir em Portugal.

"Todo este comportamento irresponsável e incompreensível do PS tem transformado por parte do PS esta questão numa conversa de café. Não trata com a responsabilidade e a seriedade que são exigidas a um grande partido e ao principal partido da oposição um assunto que é sério para o futuro do país e que é sério para as contas públicas e para a vida quotidiana de todos os portugueses"

O líder parlamentar social-democrata abordou ainda a crise grega, que hoje enfrenta o dia "D" com uma reunião do Eurogrupo decisiva
. "Tal como o Governo
e o Presidente da República
, estamos preocupados com a falta de soluções para a crise que envolve a Grécia".

No entanto,  Montenegro preferiu destacar o caso português: "Mas estamos também tranquilos relavtivamente ao caminho que percorremos e à segurança que hoje podemos dispor para enfrentar qualquer eventualidade e vulnerabilidade que possa exstir nos mercados financeiros" se algo vier a correr mal. 
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE