Afeganistão: Sócrates anuncia reforço militar - TVI

Afeganistão: Sócrates anuncia reforço militar

José Sócrates

Primeiro-ministro quer «acompanhar esforço» dos seus aliados

Relacionados
O primeiro-ministro José Sócrates disse, este sábado, ter anunciado aos restantes líderes da NATO, reunidos numa cimeira em Estrasburgo (França), a intenção de Portugal de reforçar a sua presença militar no Afeganistão, «acompanhando o esforço» dos seus aliados, noticia a Lusa. Neste encontro, a NATO decidiu o envio de mais cinco mil militares para o país, para garantir a seguranças nas eleições de Agosto.

«Eu anunciei nesta Cimeira, e anunciei-o no mesmo momento em que os outros países o fizeram também, que Portugal iniciou agora o período de consultas e procedimentos com vista a reforçar o potencial militar que temos hoje no Afeganistão, acompanhando aquilo que é o esforço dos outros países», disse.

NATO não pode «perder» Afeganistão

O chefe de Governo, ladeado pelo ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, falava no final da cimeira que assinalou os 60 anos da NATO, na qual o novo presidente norte-americano Barack Obama, apresentou uma nova estratégia para o Afeganistão, saudada por Sócrates, por ter «um enfoque na política».

José Sócrates disse ser ainda muito cedo para precisar de que forma será reforçada a presença militar portuguesa no Afeganistão, apontando que serão as Forças Armadas a apresentar ao Governo uma proposta técnica, mas garantiu que Portugal vai «começar a trabalhar nisso» de imediato e que o «conselho militar» vai no sentido de um reforço ao nível das Forças Armadas, e não de GNR (Guarda Nacional Republicana).
Continue a ler esta notícia

Relacionados