Exclusivo: tribunal arrasa decisão do Governo sobre aeroporto do Montijo - TVI

Exclusivo: tribunal arrasa decisão do Governo sobre aeroporto do Montijo

Juiz diz que Montijo não deveria ter parecer favorável. Decisão judicial surge depois de uma associação de cidadãos ter apresentado uma providência cautelar para as obras no Montijo pararem

No regresso de uma nova temporada do Exclusivo, voltamos ao novo aeroporto de Lisboa, com pormenores de uma sentença judicial que arrasa por completo a opção Montijo, defendida pelo Governo.

A resposta do Tribunal de Almada a uma providência cautelar, que não foi aceite, é arrasadora para o Executivo.

"O local escolhido contraria a legislação ambiental. Apenas poderia fundamentar uma declaração de impacto ambiental desfavorável."

Entre várias críticas, o tribunal diz que o projeto nunca deveria sequer ter tido um parecer favorável da Agência Portuguesa do Ambiente, condicionado apenas pelo cumprimento de medidas para reduzir o impacto ambiental, porque a obra é ilegal.

"Acontece que, não foi demonstrado que essas medidas sejam legalmente possíveis ou sequer que sejam as adequadas."

Esta infraestrutura iria afetar mais de 42% dos habitats naturais desta região. As medidas de mitigação apresentadas são mais de 150 e mesmo assim não chegam, no entender deste tribunal.

 “A escolha do local na base aérea do Montijo descura de modo evidente e manifesto os impactos ambientais, quer na fase de construção, quer na fase de exploração. (...) Vasta destruição no local, na fase da construção e a sua afetação irremediável (...) Sem qualquer possibilidade de reconstituição."

A TVI teve acesso à sentença que revela não só essas ilegalidades, como também o resultado da consulta pública feita à sociedade civil. Das mais de mil pessoas e entidades que se pronunciaram, apenas 0,8% é a favor da solução Montijo.

Durante o período de consulta pública do projeto, foram recebidas cerca de 1.180 exposições e apenas 10 eram favoráveis.

A TVI sabe o caso ainda pode mesmo ir a julgamento, uma vez que existe nova ação contra o aeroporto do Montijo.

Nesse cenário, podem ser chamados a depor em tribunal dois ministérios: Ambiente e Infraestruturas, bem como a ANA - aeroportos e todos os municípios envolvidos.

O ministro Pedro Nuno Santos não aceitou gravar entrevista com a TVI, tal como a Agência Portuguesa do Ambiente.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE