Novo Banco: Vítor Fernandes diz que desconhecia relação entre Vieira e "rei dos frangos" - TVI

Novo Banco: Vítor Fernandes diz que desconhecia relação entre Vieira e "rei dos frangos"

  • Agência Lusa
  • CM
  • 26 jul 2021, 13:52
Vítor Fernandes

Segundo o Ministério Público, o presidente do Benfica pretendia recomprar a dívida da Imosteps, de forma a eliminar as garantias pessoais que lhe estavam associadas. Porém, essa compra não podia ser feita diretamente por Vieira ou por partes relacionadas, pelo que o então administrador do Novo Banco lhe terá advertido para isso

O antigo administrador do Novo Banco Vítor Fernandes disse, numa carta enviada ao Parlamento, desconhecer as relações institucionais entre Luís Filipe Vieira e José António dos Santos, também conhecido como "rei dos frangos", ambos envolvidos na Operação Cartão vermelho.

Não foi do meu conhecimento qualquer relação institucional, incluindo participações, entre o Senhor Luís Filipe Vieira e o Senhor José António dos Santos", pode ler-se numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco a que a agência Lusa teve acesso, em resposta a perguntas do deputado João Paulo Correia (PS).

Na carta enviada à Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, Vítor Fernandes disse ainda recordar-se de que a administração de que fazia parte recebeu uma "declaração escrita de que os sócios da Iberis Capital, que se propunha adquirir em 2019 os créditos do Novo Banco sobre a Imosteps, atuavam em seu nome e por conta própria".

Quaisquer eventuais contactos que possam ter sido feitos com o devedor ULFV [Universo Luís Filipe Vieira] no âmbito descrito terão visado transmitir as condições de venda isolada de créditos aprovadas pelo Conselho de Administração do Novo Banco", refere ainda Vítor Fernandes.

Segundo documentos do Ministério Público sobre a Operação Cartão Vermelho, a dívida da Imosteps [empresa de Luís Filipe Vieira] causou um prejuízo de 45,6 milhões de euros ao Novo Banco, e Luís Filipe Vieira pretendia recomprá-la, de forma a eliminar as garantias pessoais que lhe estavam associadas.

Porém, essa compra não podia ser feita diretamente por Vieira ou por partes relacionadas, pelo que o então administrador do Novo Banco Vítor Fernandes lhe terá advertido para isso, de acordo com o documento.

O Fundo de Resolução identificou uma parte relacionada a Luís Filipe Vieira, nomeadamente José António dos Santos, que tinha avançado com uma das propostas para a compra da dívida da Imosteps, no caso através da sociedade Iberis Semper, e chumbou o primeiro negócio.

A dívida da Imosteps foi depois incluída na carteira Nata II, estando o Ministério Público convencido de que Tiago Vieira iniciou diligências junto de fundos internacionais que habitualmente compram crédito malparado (no caso a Bain e a Davidson Kempner), num processo que também incluiu o administrador da SAD do Benfica Miguel Ângelo Moreira, manifestando o interesse na compra da dívida.

Continue a ler esta notícia