PSD pergunta ao PS se Mário Centeno já não é o ministro das Finanças - TVI

PSD pergunta ao PS se Mário Centeno já não é o ministro das Finanças

  • .
  • AG
  • 13 mai 2020, 17:24
Mário Centeno

Sociais-democratas reagiram a esta forma depois de uma intervenção de um deputado socialista

O PSD perguntou esta quarta-feira ao PS se, para o partido, Mário Centeno já não é o ministro das Finanças e “os portugueses ainda não o sabem”, tendo os socialistas pedido justificações aos sociais-democratas pela "resolução desastrosa" do BES.

No debate de atualidade que decorreu no parlamento sobre "questões financeiras e Novo Banco" a intervenção do deputado PS João Paulo Correia motivou um pedido de esclarecimento por parte do deputado do PSD Duarte Pacheco.

Fez aqui uma intervenção muito interessante sobre a história, claramente crítica dos seus colegas que integraram a comissão de inquérito, mas a pergunta que tenho que colocar é muito simples: o senhor omitiu por completo a transferência dos 850 milhões de euros e o nome do doutor Mário Centeno. Será que, para o PS, o senhor ministro das Finanças já não o é de facto e os portugueses ainda não o sabem”, questionou.

Na réplica, o socialista João Paulo Correia escusou-se a fazer qualquer comentário sobre Mário Centeno e manifestou apenas a esperança de que Duarte Pacheco “aproveitasse para responder à questão colocada”.

O PSD devia estar aqui a explicar porque é prometeu um banco bom e um banco mau e afinal o Novo Banco transformou-se, revelou-se num banco com graves prejuízos para o estado e para os contribuintes. Os senhores é que têm de dar essa explicação ao país”, condenou.

Na intervenção, o socialista começou por reiterar a oposição ao aumento de remunerações e prémios dos gestores do Novo Banco, considerando que em vez de se “debater a espuma dos dias, era importante debater as razões deste empréstimo”.

Para João Paulo Correia, quem devia dar explicações seria PSD e CDS-PP que disseram, então, que o “Novo Banco ia ser um banco bom”, criticando “uma resolução desastrosa e às prestações”, que considerou ser mais uma “pesada herança” deixada pelo Governo de direita.

Continue a ler esta notícia