Desemprego: «Qual é a oportunidade para quase um milhão de portugueses?» - TVI

Desemprego: «Qual é a oportunidade para quase um milhão de portugueses?»

Oposição reage com críticas aos números divulgados esta quarta-feira

O deputado do PS Miguel Laranjeiro acusou o Governo de ter «virado as costas» aos trabalhadores e aos desempregados, questionando que «oportunidade» é que têm «quase um milhão» de desempregados.

«Esta devia ser uma prioridade do Governo, o combate ao desemprego, e não é. O Governo virou as costas aos trabalhadores, aos pequenos e médios empresários e virou também as costas aos desempregados», acusou.

Miguel Laranjeiro afirmou que, desde que tomou posse, o Governo PSD/CDS-PP «já destruiu 360 mil postos de trabalho» e que «todos os dias 670 portugueses vão para a situação de desemprego».

«Ainda nos recordamos das palavras do primeiro-ministro de que estar desempregado podia ser uma oportunidade. Qual é a oportunidade para quase um milhão de portugueses que está numa situação de desemprego?», questionou.

O deputado do PS considerou que o Governo demonstra uma «insensibilidade gritante» relativamente à «situação social mais grave e mais dramática» e defendeu uma «abordagem diferente da economia porque é a economia que cria emprego».

O deputado do PCP José Lourenço defendeu uma mudança urgente de políticas, afirmando que o atual Governo é «uma máquina de destruição de emprego».

«É um rol de dados que mostram que as políticas que têm vindo a ser seguidas são profundamente lesivas dos interesses dos portugueses, dos trabalhadores, da população. É caso para dizer que este Governo é uma máquina de destruição de emprego» e uma «máquina de fazer pobres», afirmou.

«Do nosso ponto de vista, urge que se parem estas políticas. Não vai ser possível manter estas políticas por muito mais tempo sob pena de este país produzir milhares e milhares de pobres, milhares e milhares de desempregados», exigiu.



Já o BE acusou o primeiro-ministro e o ministro das Finanças de ignorarem o aumento do desemprego, «o maior problema social do país», e exortou a uma inversão de políticas e à aposta no investimento público.

«Não há regresso aos mercados que resolva este problema social e económico de tão grande gravidade, temos a taxa de desemprego maior de sempre e Gaspar e Passos Coelho continuam insistentemente a levar-nos para o caminho do abismo, não ouvindo ninguém e pensado que apenas o regresso aos mercados resolve o problema da economia», criticou a deputada bloquista Mariana Aiveca.

A deputada do BE citou a este propósito o presidente norte-americano, que na madrugada de hoje fez o tradicional discurso do Estado da Nação.

«Gaspar e Passos Coelho já não ouvem ninguém em Portugal, bem podiam ouvir o que disse o presidente Obama ontem que [disse que] a recessão por si só não resolve o problema da economia e o que temos hoje, com os dados que vieram a público, é que um em cada cinco portugueses não tem emprego», declarou.

Aiveca sublinhou que «este é de facto o maior problema social do país e era bom que Passos Coelho e Vítor Gaspar invertessem a marcha das suas políticas e dessem a possibilidade desta economia crescer fazendo investimento público, porque essa é a única saída».
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE