Crato diz que o país «melhorou» na educação e saúde desde 2011 - TVI

Crato diz que o país «melhorou» na educação e saúde desde 2011

Crato

Ministro da Educação lamenta que as forças políticas não olhem para os indicadores positivos

Relacionados
O ministro da Educação, Nuno Crato, afirmou esta quinta-feira à noite que o país «melhorou» na área que tutela e na saúde desde que o governo tomou posse, mas reconheceu que continuam a existir «dificuldades» nesses setores.

«A saúde, a educação primária, a educação superior e a formação melhorou. Isto é importante porque têm sido as áreas em que se tem falado mais que as coisas estão difíceis, que há dificuldades, e há dificuldades, toda a gente sabe, mas nós melhorámos na educação, nós melhorámos na saúde».


Nuno Crato, que falava em Portalegre no âmbito das jornadas conjuntas do PSD e do CDS-PP sobre investimento, justificou as suas declarações reportando-se aos dados apresentados pelo «Economic World Forum» sobre a competitividade em 2014.

«Estamos em quinto lugar como aquele país que tem o menor número de dias necessários, em simplificação administrativa, para começar um negócio. Só há quatro países que estão acima de nós. Isto é absolutamente extraordinário».


Nuno Crato sublinhou ainda que Portugal ocupa, no mesmo estudo que reúne mais de 140 países, a 33ª posição na «qualidade da educação básica», recordando que em 2011 o país ocupava a 61ª posição.

«A nossa educação básica nestes momentos de grandes dificuldades e melhorou significativamente. É uma melhoria muito significativa que todos nós devíamos de estar orgulhosos. É pena que todas as forças políticas não olhem isto como um resultado importante para o país».


Nuno Crato, que apresentou ainda outros indicadores que considera positivos na área que tutela, terminou a sua intervenção sublinhando que Portugal caminha no sentido de se apresentar «cada vez mais» como um país «moderno», «muito civilizado», com jovens «muito bem formados» e «muito competitivo na arena económica internacional».
Continue a ler esta notícia

Relacionados