Nutricionistas para idosos pedidos ao Governo - TVI

Nutricionistas para idosos pedidos ao Governo

  • LCM com Lusa
  • 18 jul 2018, 21:38
Obesidade (Reuters)

Assembleia da República fez recomendação

 A Assembleia da República aprovou hoje um projeto de resolução que recomenda ao Governo a presença obrigatória de nutricionistas ou dietistas nas instituições do setor social e solidário que prestam cuidados a idosos.

A recomendação, em resultado de iniciativas do PSD e do PAN, explica que o objetivo é garantir a “adequabilidade alimentar e nutricional, bem como a segurança e qualidade alimentar”.

E nela refere-se também que os valores dos acordos de cooperação celebrados e a celebrar entre o Estado e entidades do setor social e solidário que dão apoio a idosos (lares, centros de dia e outros) devem contemplar mais dinheiro para refletir o aumento de custos decorrente da contratação desses profissionais.

“Sempre que possível, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e o Ministério da Saúde estabeleçam protocolos de cooperação para eventual disponibilização de apoio técnico de nutricionistas/dietistas pertencentes aos quadros do Ministério da Saúde às instituições do setor social e solidário que prestam cuidados a idosos”, diz-se também no projeto aprovado pelos deputados.

Continue a ler esta notícia