Almeida Santos: Cavaco Silva destaca "homem de causas" - TVI

Almeida Santos: Cavaco Silva destaca "homem de causas"

Cavaco Silva (Lusa/Mário Cruz)

Presidente da República reagiu à morte do antigo Presidente da Assembleia da República, deixando uma mensagem de condolências à família

O Presidente Cavaco Silva enviou esta terça-feira uma mensagem de condolências à família de Almeida Santos, destacando o "homem de causas" que foi o antigo Presidente da Assembleia da República, falecido na segunda-feira. 

"Homem de causas, causídico da liberdade, António de Almeida Santos distinguiu-se pelas suas qualidades como jurista, sendo autor de vários diplomas estruturantes do nosso regime democrático", pode ler-se na mensagem na página oficial da Presidência. 


Cavaco Silva reconhece que Almeida Santos se "manteve sempre fiel ao ideário e aos princípios que marcaram a sua trajetória de vida, na qual exerceu as mais altas funções do Estado, com destaque para a Presidência da Assembleia da República". 

"Cidadão exemplar pelo seu empenho na defesa do modelo democrático europeu, Almeida Santos deixa, em todos os que tiveram o privilégio de o conhecer, a memória afetuosa da cordialidade e da afabilidade de trato, da sua admirável cultura humanista e dos seus invulgares dotes de orador e cultor da Língua Portuguesa", termina o comunicado do presidente. 

O corpo de António Almeida Santos vai estar esta terça-feira, a partir das 17:00, em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa. O funeral realiza-se na quarta-feira no Alto de São João. 
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE