Conheça as mudanças na saúde - TVI

Conheça as mudanças na saúde

Debate sobre o Orçamento de 2008 - Foto Mário Cruz/Lusa

Orçamento de Estado: Sócrates aposta num programa nacional de saúde oral, na vacinação grátis contra o cancro do colo do útero e na procriação medicamente assistida. 14 mil grávidas já receberam abono pré-natal. Sobre o duelo muito esperado, Santana admite que «não correu como queria» e promete fazer melhor hoje

14 mil grávidas já receberam o abono pré-natal, anunciou José Sócrates, no discurso de apresentação do Orçamento de Estado para 2008 no Parlamento. «Apenas um mês decorrido sobre a respectiva entrada em vigor, há já 14 mil abonos pré-natais concedidos a grávidas, com um valor unitário de 100 euros», afirmou esta terça-feira.

Depois de ter usado parte da sua intervenção para comparar os «êxitos» deste Governo com os dos executivos do PSD, acusando-os de um dos «maiores fracassos governamentais», com o dedo apontado ao líder da bancada social-democrata, Santana Lopes, Sócrates regressou ao Orçamento de Estado para referir «os apoios directos às famílias jovens com filhos». Sobretudo com «filhos até três anos que verão duplicada a sua dedução fiscal».

Ainda no âmbito das políticas sociais, Sócrates insistiu na «reposição do poder de compra a todos os pensionistas, que vinham perdendo sistematicamente poder de compra».

Sobre os idosos, o primeiro-ministro prometeu que «o próximo ano será o ano de plena implantação do Complemento Solidário para Idosos, visto que, abrangerá os maiores de 65 anos».

Seguiram-se ainda medidas no Serviço Nacional de Saúde, que irá integrar um programa nacional de Saúde Oral, alargada às crianças entre os 6 e 12 anos, numa intervenção realizada nas escolas. Será ainda assegurada a cobertura de 65 mil grávidas, e aumentados os apoios aos idosos na aplicação de próteses.

No segundo novo programa no quadro do SNS assinala-se a vacina contra o cancro do colo do útero, que será integrado, no próximo ano, no Plano Nacional de Vacinação, para que o «acesso não depende das condições económicas das respectivas famílias».

O terceiro programa incide sobre o apoio à procriação medicamente assistida». O SNS assegurará, pela primeira vez, «o financiamento público a 100 por cento da primeira linha de tratamentos e do primeiro ciclo da segunda linha de tratamentos». O objectivo, garantiu o primeiro-ministro, é permitir «o acesso a este tratamento a mais famílias que desejam ter filhos».
Continue a ler esta notícia