António Costa lança desafio ao Governo - TVI

António Costa lança desafio ao Governo

Candidato socialista a primeiro-ministro e a líder do PS quer que Executivo viabilize propostas do PS para o Orçamento do Estado para 2015. «Não vão transformar num bom Orçamento o que é um mau Orçamento», mas ajudam a minimizar «efeito devastador» sobre famílias

Relacionados
António Costa deixou, este sábado, o desafio: «O desafio que aqui lançamos é que [a maioria PSD/CDS-PP) não chumbe as propostas do PS, que viabilize as propostas do PS» para o Orçamento do Estado para 2015, apelou, em Braga, o candidato único a secretário-geral do Partido Socialista, durante um encontro com militantes.

As propostas socialistas «não vão transformar num bom Orçamento o que é um mau Orçamento», indicou, mas permitirão acudir «desde já» a alguns dos problemas mais graves que resultantes da crise económica e social e minimizar o seu «efeito devastador sobre muitas e muitas famílias». ​Permitirão, nomeadamente, responder às «maiores chagas» resultantes da crise, como o desemprego, a pobreza infantil e juvenil e a habitação:

«Se a maioria viabilizar as propostas do PS, não teremos um melhor Orçamento, mas teremos uma sociedade onde os desempregados, as crianças e jovens pobres e os que estão em risco de perder a habitação estarão pelo menos mais protegidos e a sociedade estará um pouco mais coesa e com menor drama social».


As propostas apontam, designadamente, para o prolongamento por mais seis meses do subsídio social de desemprego, para a redução da taxa do IVA para a restauração, para o aumento «bastante acima da inflação» do abono de família, para uma majoração especial de 15% neste abono para as famílias monoparentais e para o restabelecimento do passe escolar.

A introdução de uma cláusula de salvaguarda no IMI para que este imposto não possa aumentar mais de 75 euros por ano, e a suspensão das penhoras das casas das famílias em execuções fiscais são as medidas propostas pelo PS para garantir o direito à habitação.

Propostas que «não são de forma a desequilibrar» o Orçamento do Estado, já que estará assegurada «a necessária cobertura orçamental», ou em diminuição de despesas ou na garantia da não-diminuição de outras receitas.

«De um ponto de vista da equidade, nós temos de escolher quem queremos proteger, e neste momento não podemos hesitar: aqueles que nós temos de proteger é o emprego, é o combate à pobreza e é o direito à habitação»


Em relação às Legislativas de 2015, António Costa reiterou que a «ambição» do PS é ganhar com maioria absoluta. «É essa maioria que serve o interesse nacional».
Continue a ler esta notícia

Relacionados