Rui Rio acusa Centeno de “baixar o nível” e aponta discrepâncias no Orçamento - TVI

Rui Rio acusa Centeno de “baixar o nível” e aponta discrepâncias no Orçamento

  • BC
  • 20 dez 2019, 13:54

Líder do PSD acusou ministro das Finanças de fraude na proposta orçamental

O líder do PSD, Rui Rio, manteve hoje que existem discrepâncias no relatório do Orçamento do Estado para 2020, que diz serem “indesmentíveis”, acusando o ministro das Finanças de “baixar o nível” e querer “confundir a opinião pública”.

Na terça-feira, Rio acusou o Governo de “fraude democrática” devido a discrepâncias entre dois quadros do relatório da proposta orçamental, com Centeno a responder, em entrevista ao Expresso, que o líder do PSD “ou não sabe nada de economia – e muito menos de Finanças públicas — , ou nunca viu fazer um Orçamento do Estado”, afirmando que “sempre foi feito” da forma agora criticada pelo presidente social-democrata.

O PSD distribuiu hoje uma comparação entre os dois quadros relativos à contabilidade pública a que Rio se referia em todos os Orçamentos do Estado desde 2005, segundo o qual os valores sempre foram idênticos até à proposta orçamental de 2018, inclusive.

Bateu sempre certo, só nos últimos dois anos foi feito aquilo que agora está a ser repetido: o saldo em contabilidade pública não é igual de um quadro para o outro, é tão mau que até parece uma gralha”, criticou o líder do PSD, em declarações aos jornalistas no parlamento.

Quanto ao conteúdo político das declarações de Centeno, Rio disse “não querer baixar o nível da forma como o ministro baixou”.

Ele fez-se desentendido, tentou confundir a opinião pública, falando na passagem do saldo de contabilidade pública para contabilidade nacional, não é isso que está em causa”, assegurou.

Segundo Rio, as suas críticas referem-se a um valor de 590 milhões de euros que “simplesmente desaparece sem qualquer explicação” de um quadro para o outro.

Aquilo que eu disse objetivamente mantém-se: ou esse dinheiro vai ser aprovado pela Assembleia, mas está automaticamente cativado e não vai ser gasto ou, se vai ser gasto, não vai haver superavit e vai haver pequeno défice”, afirmou.

Isto é absolutamente indesmentível e não preciso de recorrer a deselegâncias como as que o senhor ministro recorreu”, acrescentou.

A reação de Rui Rio surge na sequência de críticas de Mário Centeno, durante uma entrevista ao semanário Expresso. O ministro das Finanças afirmou que o líder social-democrata "ou não sabe nada de economia ou nunca viu ser feito um Orçamento".

Continue a ler esta notícia