«Enquanto cantarem, isto não vai nada mal» - TVI

«Enquanto cantarem, isto não vai nada mal»

Medina Carreira «teme» que protestos aos som de Grândola, de Zeca Afonso, seja apenas um começo

«Enquanto cantarem, isto não vai nada mal. Enquanto as manifestações forem organizadas pela CGTP, não está nada mal. Pior vai ser quando as manifestações não tiverem organizadores. Temo que as coisas piorem». Foi assim que Medina Carreira comentou os recentes protestos a vários ministros, ao sim de «Grândola» de Zeca Afonso.

No programa da TVI24 «Olhos nos Olhos», o ex-ministro das Finanças mostrou-se muito crítico quanto à capacidade do Governo cumprir as metas do défice, considerando que as medidas de austeridade estão a criar uma profunda cisão social.

Redução fiscal: «Quanto mais depressa melhor»

Também João Ferreira do Amaral, economista convidado para o programa, acredita que, neste momento, «todos os cenários são possíveis», incluindo o de rutura social.

Para sair da crise, o economista defende a redução, no imediato, dos impostos: IRC, IVA na restauração e a sobretaxa de 3,5% no IRS. O economista do ISEG defende ainda a alteração dos escalões no IRS, uma vez que a última mudança «só serviu para penalizar a classe média».

Uma classe já muito sofrida e, por isso, cada vez mais «radicalizada» perante uma austeridade profunda. Neste cenário, «não há margem para exigir mais sacrifícios às pessoas».
Continue a ler esta notícia